Notícias

por Interlegis — última modificação 07/06/2023 10h03
Lista de notícias da Câmara Municipal de Domingos Martins.

2ª Sessão Ordinária - 24 de fevereiro de 2011

por admin última modificação 31/08/2015 11h28
Resumo das matérias integrantes do expediente do dia.

REQUERIMENTO Nº 6/2011, DE AUTORIA DA MESA DIRETORA, REQUERENDO AO PREFEITO MUNICIPAL QUE CONVOQUE A COORDENADORA DA DEFESA CIVIL MUNICIPAL PARA COMPARECER À SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 17 DE MARÇO DE 2011, PARA PRESTAR INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS NECESSÁRIOS A ESSA CASA DE LEIS E RESPONDER AS INDAGAÇÕES DA MESA E DO PLENÁRIO ACERCA DOS CRITÉRIOS E RESPECTIVAS METODOLOGIAS PARA O ATENDIMENTO À POPULAÇÃO DO NOSSO MUNICÍPIO.

REQUERIMENTO Nº 7/2011, DE AUTORIA DO VEREADOR ROGÉRIO LUIZ KROHLING, REQUERENDO AO PRESIDENTE EDUARDO JOSÉ RAMOS QUE SEJA RETIRADO DE PAUTA O PROJETO DE LEI Nº 74/2010, QUE ''PROÍBE FEIRAS E EVENTOS COMERCIAIS DE CARÁTER TRANSITÓRIO NO MUNICÍPIO''.

INDICAÇÃO Nº 10/2011, DE AUTORIA DO PRESIDENTE EDUARDO JOSÉ RAMOS, SUGERINDO AO PREFEITO MUNICIPAL, QUE VERIFIQUE A POSSIBILIDADE DE ATENDER AS SEGUINTES DEMANDAS DA COMUNIDADE DE PARAJU, NESTE MUNICÍPIO:

1- O TÉRMINO DAS OBRAS NA QUADRA DA COMUNIDADE;

2- A CONSTRUÇÃO DE BANHEIROS PÚBLICOS, DANDO MAIOR CONFORTO À POPULAÇÃO QUE FREQUENTA AS CONSTANTES FESTAS REALIZADAS NA COMUNIDADE;

3- A FIXAÇÃO DE POSTES COM LUMINÁRIAS NA RUA QUE SERVE DE DESVIO DO CENTRO DA CIDADE, UTILIZADO EM PERÍODO DE FESTAS, QUE, POR NÃO POSSUIR ILUMINAÇÃO SUFICIENTE, ACABA TRAZENDO COMPLICAÇÕES NO TRÁFEGO DO REFERIDO TRECHO.

INDICAÇÃO Nº 11/2011, DE AUTORIA DO PRESIDENTE EDUARDO JOSÉ RAMOS, SUGERINDO AO PREFEITO MUNICIPAL, QUE VERIFIQUE A POSSIBILIDADE DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DA ESTRADA QUE LIGA PONTO ALTO A PEROBAS (TRECHO DE 4 KM), O QUE EM MUITO ENRIQUECERIA O COMÉRCIO E O ESCOAMENTO DE PRODUTOS NAQUELA REGIÃO.

MOÇÃO Nº 7/2011, DE AUTORIA DO VEREADOR VEREADOR JÚLIO MARIA DOS SANTOS, REQUERENDO UM VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DA SENHORA ANA MARIA SCHULTZ FALLER.

MOÇÃO Nº 9/2011, DE AUTORIA DO VEREADOR VEREADOR JÚLIO MARIA DOS SANTOS, REQUERENDO UM VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SENHOR EDEN MISTURA.

MOÇÃO Nº 10/2011, DE AUTORIA DO VEREADOR IVAN LUIZ PAGANINI, REQUERENDO UM VOTO DE APLAUSOS EM PROL DA COMUNIDADE DE PEROBAS. A ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE PEROBAS MOBILIZOU A COMUNIDADE PARA ARRECADAR RECURSOS DE PARTICULARES E, JUNTOS E POR CONTA PRÓPRIA, EFETUARAM O CALÇAMENTO NA SUBIDA DO CEMITÉRIO. A OBRA ERA UMA ANTIGA REIVINDICAÇÃO DA POPULAÇÃO LOCAL PERANTE À PREFEITURA MUNICIPAL.

MOÇÃO Nº 11/2011, DE AUTORIA DA MESA DIRETORA, REQUERENDO UM VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SENHOR ALTINO FRANCISCO RUPF.

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 2/2011, ASSINADO PELA MESA DIRETORA QUE ALTERA A REDAÇÃO DO ART. 150 DO REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA E REVOGA O ART. 150 – A – RESOLUÇÃO Nº 8, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2000.

OFÍCIO Nº 116/2011, ASSINADO PELO PREFEITO MUNICIPAL, ENCAMINHANDO A MENSAGEM Nº 007/2011, REFERENTE AO PROJETO DE LEI Nº 8/2011, QUE AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A CONTRATAR FINANCIAMENTO JUNTO AO BANCO DO BRASIL S/A.

 

1ª Sessão Ordinária - 17 de fevereiro de 2011

por admin última modificação 31/08/2015 11h28
Resumo das matérias integrantes do expediente do dia.

OFÍCIO Nº 66/2011, ASSINADO PELO PREFEITO EM EXERCÍCIO, FÁBIO ANSELMO TRARBACH ENCAMINHANDO A MENSAGEM Nº 1/2011, REFERENTE AO PROJETO DE LEI Nº 001/2011 QUE DISPÕE SOBRE FIXAÇÃO DE REPASSE PARA APAE DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE.

 

OFÍCIO Nº 85/2011, ASSINADO PELO PREFEITO EM EXERCÍCIO, FÁBIO ANSELMO TRARBACH ENCAMINHANDO A MENSAGEM Nº 3/2011, REFERENTE AO PROJETO DE LEI Nº 4/2011 QUE AUTORIZA O EXECUTIVO MUNICIPAL A CONCEDER AUXÍLIO DE COMBUSTÍVEL PARA O TRANSPORTE DE PACIENTE EM TRATAMENTO PÓS OPERATÓRIO.

 

OFÍCIO Nº 83/2011, ASSINADO PELO PREFEITO EM EXERCÍCIO, FÁBIO ANSELMO TRARBACH ENCAMINHANDO A MENSAGEM Nº 2/2011, REFERENTE AO PROJETO DE LEI Nº 3/2011 QUE AUTORIZA O INGRESSO DE IRUPI, TRANSFORMA A PESSOA JURÍDICA SUPORTE DO CIM PEDRA AZUL/ES E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

 

OFÍCIO Nº 1/2011, ASSINADO PELA MESA DIRETORA, QUE ENCAMINHA O PROJETO DE LEI Nº 5/2011 QUE ACRESCENTA §§ 8º, 9º E 10º AO INCISO II DO ARTIGO 24 DA LEI Nº 1.238, DE 14 DE SETEMBRO DE 1992''.

 

OFÍCIO Nº 2/2011, ASSINADO PELO VEREADOR IVAN LUIZ PAGANINI, QUE ENCAMINHA O PROJETO DE LEI Nº 2/2011 QUE DETERMINA A OBRIGATORIEDADE DO NOME FESTIVAL INTERNACIONAL DE INVERNO DE MÚSICA ERUDITA E POPULAR DE DOMINGOS MARTINS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

 

REQUERIMENTO Nº 1/2011, DE AUTORIA DA MESA DIRETORA, REQUERENDO AO PREFEITO MUNICIPAL, A LISTA DE TODOS APROVADOS NO ÚLTIMO CONCURSO PÚBLICO EM DOMINGOS MARTINS, SITUAÇÃO FUNCIONAL (CARGO, EFETIVO, COMISSIONADO OU CONTRATADO) EM CADA SECRETARIA MUNICIPAL, JUNTAMENTE COM AS RESPECTIVAS FOLHAS DE PAGAMENTO, INFORMAÇÕES SOBRE O PETI (PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL) NO MUNICÍPIO DE DOMINGOS MARTINS, TAIS COMO: ONDE FUNCIONA, CRITÉRIOS PARA MATRÍCULAS, RESPONSÁVEIS PELO PROGRAMA, VALORES DE CUSTEIO, PRESTAÇÃO DE CONTAS, E OUTRAS QUE NECESSÁRIO FOREM PARA COMPREENSÃO DO PROGRAMA.

 

REQUERIMENTO Nº 2/2011, DE AUTORIA DA MESA DIRETORA, REQUERENDO AO PREFEITO MUNICIPAL, PARA A PRÓXIMA SESSÃO ORDINÁRIA, SE ASSIM FOR A ANUÊNCIA DO PLENÁRIO, QUE O EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO MUNICIPAL SEJA CONVIDADO POR ESTA CASA A NOS TRAZER ESCLARECIMENTOS SOBRE OS MOTIVOS DO ATRASO NA REMESSA DO PDM PARA ANÁLISE E APROVAÇÃO DO LEGISLATIVO MUNICIPAL, ATRASO ESSE QUE PODE INVIABILIZAR FUTUROS CONVÊNIOS COM MINISTÉRIOS DO GOVERNO FEDERAL.

 

REQUERIMENTO Nº 3/2011, DE AUTORIA DO VEREADOR JÚLIO MARIA DOS SANTOS, REQUERENDO AO PREFEITO MUNICIPAL, INFORMAÇÕES REFERENTES A AUSÊNCIA DO MÉDICO DR. PAULO NO PS DE SÃO BENTO, NESTE MUNICÍPIO.

 

REQUERIMENTO Nº 4/2011, DE AUTORIA DA MESA DIRETORA, REQUERENDO AO PREFEITO MUNICIPAL, SE ASSIM FOR A ANUÊNCIA DO PLENÁRIO, QUE O EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO MUNICIPAL ENCAMINHE PARA A PRÓXIMA SESSÃO ORDINÁRIA UMA DATA PARA ESSE PRIMEIRO SEMESTRE EM CUMPRIMENTO DO ARTIGO SUPRACITADO, COMPARECENDO A ESSA CÂMARA MUNICIPAL A FIM DE APRESENTAR O RELATÓRIO SOBRE SUA ADMINISTRAÇÃO E RESPONDER AS INDAGAÇÕES DA MESA E DO PLENÁRIO.

 

REQUERIMENTO Nº 5/2011, DE AUTORIA DO VEREADOR MANOEL DE OLIVEIRA BARCELOS JUNIOR, REQUERENDO AO PRESIDENTE DA CÂMARA, QUE SEJA RETIRADO DE PAUTA A PROPOSTA DE EMENDA À LEI ORGÂNICA MUNICIPAL N° 1, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2010, QUE “ALTERA A EMENDA A LEI ORGÂNICA DE N° 18, DE 18 DE MAIO DE 2009”, DE AUTORIA DOS VEREADORES ROGÉRIO LUIZ KRÖHLING, OSMAR JOSÉ DE OLIVEIRA, WELLINGTON BLEIDORN, JEFFERSON HAND, EDUARDO JOSÉ RAMOS, ARNO ALVES DO NASCIMENTO E MANOEL DE OLIVEIRA BARCELOS JÚNIOR.

 

INDICAÇÃO Nº 1/2011, DE AUTORIA DO VEREADOR JÚLIO MARIA DOS SANTOS, SUGERINDO AO PREFEITO MUNICIPAL QUE ATENDA À NECESSIDADE DE CALÇAMENTO NO PÁTIO QUE DÁ ACESSO À ESCOLA ESTADUAL TEÓFILO PAULINO, O “COLÉGIO POLIVALENTE”, NA ALAMEDAS DOS PINHAIS, EM CAMPINHO.

 

INDICAÇÃO Nº 2/2011, DE AUTORIA DOS VEREADORES JÚLIO MARIA DOS SANTOS E WELLINGTON BLEIDORN, SUGERINDO AO SENHOR PREFEITO MUNICIPAL QUE ESTUDE A POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE OBRAS DE ILUMINAÇÃO NO PÁTIO DA IGREJA CATÓLICA DE SANTA ÚRSULA, NA ESTRADA DE DOMINGOS MARTINS A SOÍDO, NESTE MUNICÍPIO.

 

INDICAÇÃO Nº 3/2011, DE AUTORIA DO VEREADOR JÚLIO MARIA DOS SANTOS, SUGERINDO AO PREFEITO MUNICIPAL QUE ESTUDE A POSSIBILIDADE DE EXECUÇÃO DE SERVIÇOS DE MELHORIA NA ILUMINAÇÃO DO RECANTO DA SERRA, NO BAIRRO UNIÃO, DISTRITO DE ARACÊ, NESTE MUNICÍPIO.

 

INDICAÇÃO Nº 4/2011, DE AUTORIA DO PRESIDENTE DA CÂMARA EDUARDO JOSÉ RAMOS, SUGERINDO AO PREFEITO MUNICIPAL, QUE VERIFIQUE A POSSIBILIDADE DE MELHORARIA NA ILUMINAÇÃO DA RUA AUGUSTO GOESE, ONDE SITUA-SE A UNIDADE DE SAÚDE DE PONTO ALTO, DISTRITO DE PARAJU, NESTE MUNICÍPIO.

 

INDICAÇÃO Nº 5/2011, DE AUTORIA DO PRESIDENTE DA CÂMARA EDUARDO JOSÉ RAMOS, SUGERINDO AO PREFEITO MUNICIPAL, EXECUÇÃO DE PODAS NO PARQUE ECOLÓGICO E DE LAZER DE PONTO ALTO, ABERTURA DO PARQUE AOS FINAIS DE SEMANA E FERIADOS, DIAS DE LAZER DO TRABALHADOR, JUSTIFICANDO ASSIM A INSTALAÇÃO E OBJETIVO DO REFERIDO PARQUE.

 

INDICAÇÃO Nº 6/2011, DE AUTORIA DO VEREADOR JÚLIO MARIA DOS SANTOS, SUGERINDO AO PREFEITO MUNICIPAL QUE ESTUDE A POSSIBILIDADE DO RECAPEAMENTO ASFÁLTICO NO TRECHO QUE INICIA NA RUA CARLOS GERMANO SCHWAMBACH ATÉ A IGREJA MARANATA, PRÓXIMO À RUA DE ACESSO AO ANTIGO KABANAS CLUBE.

 

INDICAÇÃO Nº 7/2011, DE AUTORIA DO PRESIDENTE DA CÂMARA EDUARDO JOSÉ RAMOS, SUGERINDO AO PREFEITO MUNICIPAL, A SUBSTITUIÇÃO DA PONTE QUE PASSA SOBRE O CÓRREGO DIAS, DISTRITO DE ARACÊ, NESTE MUNICÍPIO, MAIS PRECISAMENTE NO ACESSO QUE LEVA À COMUNIDADE FAMÍLIA LIMA, MANUTENÇÃO URGENTE EM DUAS PONTES: UMA PONTE DE CIMENTO SOBRE O RIO JUCU, QUE DÁ ACESSO Á COMUNIDADE DE PEÇANHA, QUE RUIU PARCIALMENTE APÓS AS RECENTES E FORTES CHUVAS, TORNANDO IMPEDIDO O ESCOAMENTO DOS PRODUTOS, POIS NÃO SUPORTA O PESO DE UM CAMINHÃO CARREGADO, OBRIGANDO AOS CARROS MAIS PESADOS FAZEREM UM DESVIO DE MAIS DE 12 KM, SAINDO OBRIGATORIAMENTE POR VENDA NOVA. UMA PONTE DE MADEIRA SOBRE O RIO JUCU, QUE SE ENCONTRA INTRAFEGÁVEL HÁ MAIS DE UM ANO. A COMUNIDADE DEPOSITOU NO LOCAL VIGAS DE MADEIRA, NA ESPERA DE PROVIDÊNCIAS DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL. SEGUNDO PRODUTORES DE PEÇANHA, ELES SE ENCONTRAM ISOLADOS, UMA VEZ QUE AS DUAS PONTES DE ACESSO À COMUNIDADE, ESTÃO IMPEDIDAS DE USO.

 

INDICAÇÃO Nº 8/2011, DE AUTORIA DO VEREADOR ARNO ALVES NASCIMENTO, SUGERINDO AO PREFEITO MUNICIPAL, QUE ESTUDE A VIABILIDADE DE EXECUÇÃO DE OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA NO TRECHO DA ESTRADA QUE COMPREENDE A FÁBRICA XUAP E A VILA VERDE, NA SEDE.

 

INDICAÇÃO Nº 9/2011, DE AUTORIA DOS VEREADORES WELLINGTON BLEIDORN E JÚLIO MARIA DOS SANTOS, SUGERINDO AO PREFEITO MUNICIPAL, QUE ESTUDE A POSSIBILIDADE DE REALIZAR OBRAS DE MELHORIA E EXTENSÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM VIVENDAS, PEDRA AZUL.

 

MOÇÃO Nº 1/2011, DE AUTORIA DO VEREADOR JÚLIO MARIA DOS SANTOS, REQUERENDO UM VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DA SENHORA GENY HUWER.

 

MOÇÃO Nº 2/2011, DE AUTORIA DO VEREADOR IVAN LUIZ PAGANINI, REQUERENDO UM VOTO DE LOUVOR EM PROL DO SENHOR GERALDO ATAÍDE RANGEL E DE TODA COMUNIDADE MARTINENSE QUE, MOVIDOS PELO SENTIMENTO DE SOLIDARIEDADE, ARRECADARAM MANTIMENTOS PARA SEREM ENVIADOS ÀS VÍTIMAS DA TRAGÉDIA DA REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO.

 

MOÇÃO Nº 3/2011, DE AUTORIA DO VEREADOR IVAN LUIZ PAGANINI, REQUERENDO UM VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SENHOR ADALTO GUSTAVO STEIN.

 

MOÇÃO Nº 4/2011, DE AUTORIA DO VEREADOR IVAN LUIZ PAGANINI, REQUERENDO UM VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SENHOR NELSON PAULINO WALTER.

 

CORRESPONDÊNCIA DA SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, INFORMANDO A TRANSFÊRENCIA DE RECURSOS DESTINADAS À MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS DE AÇÃO CONTINUA.

 

CORRESPONDÊNCIA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFORMANDO LIBERAÇÃO DE RECURSOS.

 

CORRESPONDÊNCIA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMANDO LIBERAÇÃO DE RECURSOS.

 

OFÍCIO PTC. REC. Nº 249/2011, ASSINADO PELO CONSELHEIRO PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS UMBERTO MESSIAS DE SOUZA, CÓPIA DO PARECER TC-092/2010, PROFERIDO NO PROCESSO TC-2499/2010, QUE TRATA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE DOMINGOS MARTINS, REFERENTE AO EXERCÍCIO DE 2009.

 

 

 

Abono salarial é retirado de pauta em sessão na Câmara Municipal

por thagner — última modificação 31/08/2015 11h28
Vereadores tomam decisão motivados pelo descontentamento com valor sugerido pelo Executivo

A ultima sessão realizada no dia 17/06, no plenário da Câmara Municipal atraiu a presença de muitos servidores públicos do município. Isso porque os vereadores colocaram em discussão o Projeto de Lei nº 31/2010, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a concessão de auxílio alimentação aos servidores públicos ativos.

O abono salarial como era conhecido, concedido no ano passado, no valor de R4 60,00,  havia sido extinto pelo Poder Executivo, e de acordo com a administração, em decorrência da crise que se instaurava no município. Na época o Prefeito Wanzete Krüger afirmou que assim que a situação financeira municipal melhorasse o abono seria restabelecido.

O fato é que aproximadamente um ano depois, o Executivo enviou ao Legislativo o projeto de lei pedindo que os vereadores aprovassem a volta do abono, porém no valor agora de R$ 66,00. Os parlamentares manifestaram seu descontentamento na sessão, e foram unânimes em considerar que o aumento no valor de R$ 6,00 seria totalmente inapropriado e em nada beneficiaria o servidor público municipal.

Os pronunciamentos dos vereadores Ivan Luiz Paganini, Júlio Maria dos Santos, Manoel de Oliveira Barcelos Júnior e Wellington Bleidorn, se deram de maneira solidária, no sentido de que todos os pares solicitaram a retirada de pauta da matéria em questão. Os vereadores disseram ainda que a retirada da matéria não se daria porque eles não queriam beneficiar o servidor com o abono, mas sim que seria o primeiro passo para que pudessem buscar junto ao Executivo um aumento no valor determinado, pelo menos igual ou superior a R$ 100,00.

Ao final da sessão, o Vereador Manoel de Oliveira Barcelos Júnior fez uma crítica ao Poder Executivo. Segundo ele, o atual mandato do prefeito de longe se compara ao bom desempenho que foi demonstrado por ele logo que assumiu a municipalidade. “O Prefeito Wanzete sabe do apreço que tenho por ele e por sua família, mas penso eu que chegou a hora dele sair das sombras do seu respectivo Vice. E que nós enquanto parlamentares possamos também sair das sombras”, disse. 

Assessoria de Comunicação da CMDM
Contato: (27) 3268-2396
comunicação@camaradomingosmartins.es.gov.br

11º ENIAL - Encontro Nacional de Informática Aplicada ao Legislativo

por admin última modificação 11/03/2015 18h01
O ENIAL é o principal evento, no Brasil, dirigido aos servidores do Legislativo, gestores e usuários de informática, que possibilita o aprimoramento contínuo, através da troca de experiências acerca do uso dos recursos tecnológicos de comunicação e informação.
“A Tecnologia da Informação e da Comunicação".

A programação do 11º ENIAL vai contar com palestras, mesas redondas, feira de soluções de produtos e serviços, além de atividades de integração social entre os participantes.
Data e local
3, 4 e 5 de dezembro de 2008 na Assembléia Legislativa de São Paulo



Grade do Evento
Quarta-feira – 03 de dezembro de 2008
16hs Credenciamento
18hs Palestra Abertura
20hs Abertura Oficial  - Convidados e o Presidente da ALESP – Dep. Vaz de Lima
20hs30 Coquetel de Boas Vindas
Quinta-feira – 04 de dezembro de 2008
9h00-9h30 Dinâmica de abertura
9h30-11h00 Mesa Redonda (Consolidações das Leis – cases)
11h00-12h00 Visitação à Feira de Soluções
12h00-14h00 Almoço (com visitação a feira)
14h00-15h00 Palestras (O papel do Parlamento no contexto atual)
14h00-15h00 Palestras (IPv6 e VoIP)
15h00-16h00 Apresentação de Soluções (Projetos Web)
16h00-16h30 Coffee Break
16h30-17h30 Mesa Redonda com as Casas Legislativas (Câmaras)
17h30-18h30 Apresentação de Soluções
18h30-21h00 Visitação à Feira de Soluções
21h00-00h00 Jantar
Sexta-feira – 05 de dezembro de 2008
9h00-9h30 Dinâmica de abertura
9h30-10h30 Palestra (Do papel a Certificação Digital)
10h30-11h30 Palestra (Gestão da segurança da informação)
11h30-12h30 Mesa Redonda (A tecnologia A serviço do negócio)
12h30-14h00 Encerramento (prestação de contas e escolha da nova casa para comissão organizadora)
Temas das Palestras:
Palestra 01: IPv.6
Palestra 02: VoIP
Palestra 03: Gestão de Segurança da Informação
Palestra 04: Gerenciamento de Projetos Web
Palestra 05: Convergência Digital
Palestra 06: Do papel a Certificação Digital
Cases das Casas Legislativas:
Case 01: Painel Eletrônico - ALES
Case 02: PROPLES - ALERS
Case 03: Portal Interlegis - ALEAC
Case 04: Consolidação das Leis - ALERS


As inscrições podem ser feitas no seguinte endereço: http://www.planoeditorial.com.br/enial/aceito.html

Abertura da 5ª Mostra de Artes na Câmara de Domingos Martins

por admin última modificação 31/08/2015 11h28
O Projeto Mostra de Artes promove a inclusão sociocultural.
Abertura da 5ª Mostra de Artes na Câmara de Domingos Martins

5ª Mostra de Artes

A solenidade de abertura ocorrida no dia 11 de julho de 2008, contou com a presença de autoridades locais, artesãos e artístas plásticos, o Cônsul Honorário da República Federal da Alemanha no Espírito Santo - Sr. Joernhinrich Duus e com a população Martinense.

"A arte em geral é uma das maiores expressões da capacidade de criar do ser humano, porque o que é verdadeiro e autêntico, está no interior da alma e ela permite àqueles que receberam dons especiais, reproduzir suas inspirações materializadas em identidades e formatos personalizados" .

Com essas palavras o Presidente Ricardo Saleme declarou aberta a Cerimônia da 5ª Mostra de Artes.


Homenagem - Selo Memória Artística

"O dom da arte expressa nobreza, simplicidade, sensibilidade, talento, sedução, amor, enfim, é a tradução do sentimento autêntico guardado no interior da alma. Em reconhecimento a esses valores preservados por importantes personalidades que participam da mostra de artes prestaremos esta homenagem."

Homenageados

Ângela Maria Martinelli

Camila Mara Degen

Fátima Cristine Sant'anna Feitosa

Gércia Fabris Koelher

Laerte Ferreira Damaceno

Leodério Velten

Leonor Mollo

Maria da Penha Silva

Maria das Dores Almeida Balle

Maria de Fátima Büge Kautsky

Nilda Alves Caxias Schneider

Roberto Anselmo Kautsky

Rogélia Ewaldt Littig

Simone Koehler Bening



Homenagem - Placa de Menção Honrosa


"Atitudes exercidas em prol da ordem cultural fazem a diferença na construção de valores e promovem ações de expressivo alcance social."


Homenageados


Sr. Joernhinrich Duus

Cônsul Honorário da República Federal da Alemanha no Espírito Santo


Sr. Carlos Alberto da Silva

Gerente do Banestes


Sr. Roberto Schulze

Presidente do Grupo Cultural Martinense


Refrigerantes Coroa


Kebis Biscoitos Caseiros

5ª Mostra de Artes

por admin última modificação 31/08/2015 11h28
Acontecerá de 11 a 26 de julho de 2008.
5ª Mostra de Artes

Mostra de Artes na Câmara Municipal

No dia 11 de julho de 2008 ás 19 horas aconteceu a cerimônia de abertura da 5ª Edição Mostra de Artes.


A Mostra funcionará no período de 11 a 26 de julho de 2008 no horário de 10h às 17h.

Participam da Mostra 90 expositores.

Este ano, durante a realização da mostra, os artesãos e expositores estarão ministrando um Workshop para comunidade, com o objetivo de difundir a prática das atividades artesanais.

O Workshop tem como tema "Introdução a arte e desenvolvimento".

As atividades serão divididas em cursos oferecidos no período da manhã e tarde, e terão início no dia 15 de julho. Inicialmente, o público alvo do Workshop serão os alunos das escolas da sede do município. Para se inscrever nos cursos é necessário ter a idade mínima de 11 anos.

O objetivo é valorizar o trabalho dos artesãos e artistas plásticos do Município, contribuindo dessa forma para a difusão da cultura. Foi escolhido o mês de julho em virtude de recesso parlamentar, pois a Câmara não tem atividades parlamentares nesse período e também para agregar atividades do Festival Internacional de Inverno.

Teremos ainda a participação especial do Núcleo de Orquidófilo de Domingos Martins e Marechal Floriano e o Instituo Kautsky.



Programação do Workshop:

Pátina com Decoupage;

Iniciação e Base de Costuras;
BauernMalerei (Pintura Alemã);
Bordados;
Como cultivar orquidéas;


Horários e períodos do Workshop de Artes
ProfessorNome do CursoDias Horário
 Maria de Fátima Büge Kautsky Pátina com Decoupage15.7.2008 terça-feira
16.7.2008 quarta-feira
18.7.2008 sexta-feira
21.7.2008 segunda-feira
22.7.2008 terça-feira
9h às 11h
Maria das Dores Almeida Balle BauernMalerei (Pintura Alemã)15.7.2008 terça-feira
16.7.2008 quarta-feira
18.7.2008 sexta-feira
21.7.2008 segunda-feira
22.7.2008 terça-feira
9h às 11h
  Leodério Velten Como cultivar orquidéa17.7.2008 quinta-feira14h30 às 17h
 Marieta Alves Iniciação e Base de Costuras15.7.2008 terça-feira
16.7.2008 quarta-feira
21.7.2008 segunda-feira
22.7.2008 terça-feira
14h30 às 16h30
 Nilda Alves Caxias SchneiderBordados Livres15.7.2008 terça-feira
16.7.2008 quarta-feira
18.7.2008 sexta-feira
21.7.2008 segunda-feira
22.7.2008 terça-feira
9h às 11h

A 5ª Edição da Mostra de Artes conta com o patrocínio e colaboração de:

patrocinador_mostra















apoio_mostra

2º dia do I Encontro Nacional do GITEC

por admin última modificação 31/08/2015 11h28
Nesta quinta-feira (4), o segundo dia do I Encontro Nacional do GITEC, é realizada a parte mais técnica do evento, com palestras voltadas ao uso de Software Livre

Nesta quinta-feira (4), o segundo dia do I Encontro Nacional GITEC, na sede do Programa Interlegis, começou com a palestra “Migração para Software Livre – teoria e prática”, feita por Sérgio Damiati, que trabalha com software livre há cinco anos e é chefe do setor de informática da Câmara Municipal de Campinas.

 

Em sua palestra, Sérgio Damiati mostrou as vantagens de se usar o Software Livre. Dentre elas o corte de gastos desnecessários e a impossibilidade de pirataria. “É preciso ter bons argumentos para convencer, já que há pouco conhecimento a respeito do uso de Software Livre”, justificou Sérgio.

 

Ainda houve outras duas palestras de manhã. Uma sobre “Adequação do Servidor Proxy/Cachê Squid a redes de extrema carga”, realizada por Lucas Brasilino, integrante da DIREDE na Procuradoria Geral da República, Ministério Público Federal. A outra palestra foi feita por Américo Munhoz Junior, analista de informática legislativa do Prodasen desde 1985 e integrante da equipe do Programa Interlegis desde 2000, com o tema “Virtualização: um novo paradigma?”.

 

Durante a tarde, a primeira palestra foi “Bastidores Debian: entenda como a distribuição funciona”, de João Eriberto Mota Filho, autor dos livros Linux & Seus Servidores (2000), Pequenas Redes com Microsoft Windows (2001) e Descobrindo o Linux (2ª edição em 2007).

 

João Eriberto contou a história do sistema operacional livre Debian e explicou cada etapa de sua construção. Ele também citou a famosa frase sobre o sistema, “O Debian só está pronto, quando está pronto”, quando se referiu ao lançamento da próxima versão do Debian que está prevista para ser lançada em outubro de 2008.

 

Mais tarde foram feitas as palestras “Banco de Dados livres”, de Marcel Francisco Mota, administrador de Banco de Dados (DBA) e gerente de Rede do gabinete do comandante do Exército Brasileiro, e “Por quer Livre?”, com André Bertelli Araújo, analista de sistemas do Serpro.

 

Sexta-feira (5) haverá mais três palestras sobre o Programa Interlegis, e o encerramento do evento.


Para assistir clique aqui.

Fonte: Portal do Interlegis

1ª Sessão Itinerante

por admin última modificação 31/08/2015 11h28
Com a finalidade de dar conhecimento às comunidades sobre o desenvolvimento das atividades legislativas da Câmara Municipal de Domingos Martins.

Acontecerá no dia 2 de agosto de 2007 às 19 horas na quadra Poliesportiva da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Pedreiras em Pedra Azul a 1ª Sessão Itinerante da história do Poder Legislativo Municipal.


4ª Mostra de Artes na Câmara Municipal

por admin última modificação 31/08/2015 11h28
Evento de cunho cultural regulamentado pela Resolução Nº 4, de 4 de junho de 2004, que permite a utilização do auditório da Câmara Municipal para os artesãos e artistas plásticos do Município exporem seus trabalhos.

A Câmara Municipal de Domingos Martins autorizou a utilização do seu Auditório durante o mês de julho de cada ano para os Artesãos e Artistas Plásticos apresentarem seus trabalhos.

O objetivo é valorizar o trabalho dos Artesãos e Artistas Plásticos do Município, contribuindo dessa forma para a difusão da cultura. Foi escolhido o mês de julho em virtude do recesso parlamentar, período em que a Câmara não tem atividades plenárias e também para agregar às atividades do Festival Internacional de Inverno.

Este ano a 4ª edição da Mostra será realizada no período de 13 a 29 de julho e contará com 60 expositores, tendo ainda como participação especial o Núcleo Orquidófilo de Domingos Martins e Marechal Floriano e o Instituto Kautsky.

Programação:

Abertura no dia 13 de julho às 19h
Período de 13 a 29 de julho de 2007
segunda a sexta: 9h às 17h
sábados e domingos: 10h às 18h

Confira abaixo a lista dos Expositores que participarão da 4ª Mostra de Artes:

ADÍLIO JOSÉ STEIN
ALDA MARIA EFFGEN BORTULINI
ADRIANA PEREIRA MEDEIROS PILGER
ALOÍSIO BRUSKE
AMANDA SCHWAMBACH VELTEN
ANETE NATÁLIA STEIN PEREIRA
ÂNGELA MARIA MARTINELLI
CAIO MARTINELLI BARTH
CAMILA MARA DEGEN
CARMEN LÚCIA KOEHLER WERNERSBACH
DALVA BAUTZ
DILCÉIA MARLENE BUGE ROCHA
DORA SCHWAMBACH FEITOSA
EDNAR IZABEL REINHOLZ KUMM
ELIZABETH EVA DA COSTA
ERNA KUMM KLEIN
EVANDRO ANTÔNIO MOREIRA ALVES
ÉVELIN DE FREITAS PADILHA WRUCK
FERNANDA ANDRÉIA VICTOR RODRIGUES
GÉRCIA FABRIS KOEHLER
GUSTAVO HENRIQUE EFFGEN BORTULINI
HELGA SCHNEIDER HUBER
HILMARA ÂNGELA BRINGER NUNES
ILZA LAMPIER
IRMA LUTZKE DONDONI
IVANILDA MARIA FERNANDES DA SILVA
IZABEL DA PENHA PAIVA GONÇALVES
IZABEL REINHOLZ KUMM
JAMILA MARIA DE AGUIAR DOMINGUES
JANETA SCHUTZ BORK
JOSÉ LUIZ MAYER
KEBIS BISCOITOS CASEIROS
LEONOR MÓLLO
LIA MARA SCHWAMBACH WANDEKOKEN
MARIA DA PENHA SILVA
MARIA DA PENHA WASEM
MARIA DAS DORES ALMEIDA BALLE
MARIA DE FÁTIMA BUGE KAUTSKY
MARIA DE FÁTIMA DA SILVA PEREIRA
MARIA DO CARMO CHRIST
MARIA HELENA DOS REIS SCHWAMBACH
MARLY MARIA MÓDOLO
MONIKA SCHULZ   ZOUAIN
NILDA ALVES CAXIAS SCHNEIDER
OSMÉRIO ERILDO DEOLINDO
MARIA DA PENHA WERNERSBACH RONCHI
MARILZA JUBINI CELESTINO
RÔMULO CARDOZO
SILVIA MARIA SIMON LUBE
SIMONE KOEHLER BEHNING
SUSAN MONTEIRO DE ASSUNÇÃO
TEREZA MARTINS STEIN
TEREZINHA BERGER MIERTSCHINK
VALDETE MARIA VALTER RANGEL
VALÉRIA RUSA
VICTOR EMMANUEL MARTINELLI LAGE
ASSOCIAÇÃO DAS VOLUNTÁRIAS MARTINENSES


Realização:
Câmara Municipal, Artesãos, Artistas Plásticos do Município.

Colaboradores:

A MARTINENSE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
BANCO DO BRASIL
BANCO SICOOB
BANDEIRART
DIVINALLI COMÉRCIO E SERVIÇOS
E&L PRODUÇÕES DE SOFTWARE
EVANDRO AMA
FRIMAKEL
GAÉDE SERIGRAFIA
HELOÍSIO RODRIGUES ALVES
IMOBILIÁRIA UNIVERSAL
MERCEARIA RAASCH
PAGANINI MOTO SHÓP
PAPELARIA TIA THERESINHA
PREFEITURA DE DOMINGOS MARTINS
RANCHO LUA GRANDE
REFRIGERANTES COROA
STEINGE ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES LTDA
TOMODATHI
TOREZANI EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA
VITOMAQ EQUIPAMENTOS PARA ESCRITÓRIO.

Patrocinador:

Cônsul Honorário da República da Alemanha no Espírito Santo

Câmara Municipal construindo cultura

Legislativo em Ação

por admin última modificação 01/06/2016 09h33
Informativo do Poder Legislativo Municipal Ano 2007 - nº 002

Criado com a finalidade de divulgar as ações da Câmara e outras informações de caráter sócio-cultural viemos disponibilizar aos cidadãos martinenses o Informativo do Poder Legislativo Municipal com tiragem de 1.000 exemplares, onde encaminhamos para .......

O informativo está disponível para download na Internet. Para baixar o arquivo, clique aqui.


Expediente - Legislativo em Ação
Informativo do Poder Legislativo Municipal

Equipe:
Auricéia Batista Rocha Brzesky
Nayanne de Barros Tesch
Thagner Kuster das Neves
Heliomar Schwambach

Revisão:
Professora Jane Moura
Elma da Penha Hortolani

Projeto Gráfico e Diagramação: Evandro A. M. Alves

Fotolito e Impressão: Gráfica Campinho

Câmara começa organizar a 4ª Mostra de Artes

por admin última modificação 31/08/2015 11h28
Na reunião do dia 20 de março de 2007, foi definido a data de abertura e período de exposição da 4ª Mostra de Artes na Câmara Municipal de Domingos Martins.

A Reunião na Câmara Municipal para organização dos trabalhos da 4ª Mostra de Artes contou com a presença de artesãos e artistas plásticos do Município. O Presidente da Câmara Sr. Ricardo Saleme manifestou total apoio a todos os participantes colocando a estrutura administrativa e logística da Câmara à disposição, enfatizando que "reconhece a importância do acontecimento para difusão da cultura dos trabalhos de cada artesão e artista plástico."

O Núcleo Orquidófilo de Domingos Martins e Marechal Floriano e o Instituto Kautsky têm participação especial na Mostra divulgando também as suas ações.

Os trabalhos estão sendo coordenados pela Secretaria Geral Administrativa Srª Elma Hortolani e Equipe do Cerimonial da Câmara.

Ficou definido que a abertura será no dia 13 de julho de 2007 às 19h.

Período da 4ª Mostra de Artes: 14 a 29 de julho de 2007
Horário:
Finais de semana 10 às 18h.
Durante a semana 9 às 17h.

Visite a mostra e conheça os trabalhos de Arte dos Artesãos e Artistas Plásticos do Município de Domingos Martins.

A Primeira Câmara Municipal

por admin última modificação 31/08/2015 11h28
Câmara Municipal de Domingos Martins, completa 113 anos de história cívica e político-administrativa.
A primeira Câmara Municipal do Município de Santa Isabel, foi instalada em 19-12-1893, composta de cinco governantes (vereadores) do Município, dentre eles o Presidente Provisório Felipe Endlich, que exercceu sua função no período de 19 de dezembro de 1893 a 21 de abril de 1895.

Os membros da Câmara eram os seguintes:

- Felipe Endlich - Presidente;
- Christiano Bruske;
- José Pereira da Cruz;
- Marthias Stein;
- Johann Nikolaus Velten;

Essa Câmara foi instalada pelo presidente da Câmara Municipal de Viana, professor José da Fraga Neves Loureiro, na vila de Campinho.

Ações do documento