Vereadores se reúnem com representantes da nova administração do Hospital Dr. Arthur Gerhardt

por AssCom última modificação 28/04/2023 08h05
Ocorrido na manhã desta quarta-feira (26), o encontro trouxe informações esclarecedoras sobre a realidade da instituição.

O poder Legislativo municipal representado pelos vereadores Abel Fernando Kiefer (presidente), Jéssica Aguiar Barcelos (vice-presidente); e Gilmar Luiz Borlot (1º secretário), se reuniu na manhã desta quarta-feira (26/04) com os representantes da diretoria do Hospital Dr. Arthur Gerhardt Gaziely A. Lopes Almeida (gerente operacional), Aline Bandeira Kalk (supervisora de enfermagem) e Nelson C. Fachetti (coordenador de frota). O intuito do encontro foi alinhar as demandas da instituição com as possibilidades do poder público, buscando meios para que o atendimento à população seja constantemente aprimorado.

Incorporado à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória desde agosto de 2022, o hospital inaugurou recentemente uma nova unidade de pronto socorro e um novo centro cirúrgico onde, atualmente, têm sido realizadas pequenas cirurgias. Com o avanço das obras, foi informado durante a reunião que serão realizadas em breve, cirurgias de baixa complexidade com a possibilidade de, no futuro, após a construção da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), serem feitos procedimentos de maior porte.

A Santa Casa é uma instituição privada filantrópica, ou seja, que fornece atendimento particular pago ou conveniado a planos de saúde, e também atendimento público gratuito financiado por verbas do governo e doações da iniciativa privada, organizações não governamentais, entre outras. Diversos temas relevantes para a sociedade martinense foram levantados durante uma conversa muito promissora. Entre eles, a falta de médico pediatra, dificuldades com a remoção de pacientes, o ritmo do andamento das obras e os desafios financeiros enfrentados pelo hospital.

Atualmente, o hospital Dr. Arthur Gerhardt atende, conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS), além da população de Domingos Martins, pacientes de outros municípios como Viana, Guarapari, Conceição do Castelo, Vargem Alta e, principalmente, Marechal Floriano. No entanto apenas o poder público local destina uma verba fixa para a instituição, o que gera um desequilíbrio orçamentário e demanda medidas estratégicas para que seja oferecido um atendimento de qualidade às pessoas.

Dentre as melhorias que já foram incorporadas ao funcionamento do hospital estão a adaptação e readequação da equipe de funcionários, a contratação de 11 novos técnicos de enfermagem e a tão esperada equipe de pediatria. A partir da próxima segunda-feira (01/05), haverá plantão pediátrico 24h no pronto socorro do hospital.

Outro assunto bastante discutido no encontro foi a retirada da capela mortuária que funcionava anexada ao hospital. Ficou esclarecido que há necessidade emergencial de construção de uma cozinha hospitalar dentro da unidade e os vereadores propuseram soluções para que a comunidade não fique sem um local adequado para os momentos de despedida de seus entes queridos.

Por fim, a demanda da frota de ambulâncias também foi abordada. O hospital possui, hoje, apenas uma ambulância cedida pela Prefeitura Municipal e conta com os serviços do SAMU para remoção apenas de pacientes urgentes. Os parlamentares  se dispuseram a ajudar na elaboração de um planejamento que contemple a aquisição de mais veículos que serão de extrema importância para o remanejamento de pacientes para outros hospitais.

Após a deliberação proveitosa sobre tantos temas importantes para a saúde do município, os vereadores visitaram as obras de renovação e ampliação do hospital Dr. Arthur Gerhardt, encerrando a visita com uma perspectiva otimista e comprometidos a colaborar no que for possível para a melhoria do bem-estar da população.

comunicacao@domingosmartins.es.leg.br