Sancionada lei que institui o hino oficial da Sommerfest

por AssCom última modificação 18/05/2016 12h50
A composição, escrita pelo maestro Guilherme José Brickwedde, homenageia os primeiros imigrantes alemães que chegaram ao estado.

Conhecida internacionalmente como uma das mais tradicionais festas populares do estado, a “Sommerfest”, realizada em Campinho anualmente no mês de janeiro para comemorar a chegada dos primeiros imigrantes alemães ao município, passa agora a ter um hino oficial.

Intitulada "O Imigrante Alemão no Espírito Santo", a referida composição, escrita (letra e música) no ano de 2002 pelo maestro Guilherme José Brickwedde e tocada regularmente pelo "Grupo Cultural Martinense" desde então, foi promovida à categoria de hino municipal, instituído por meio da Lei nº 2.734/2016, de autoria do vereador Ivan Luiz Paganini (PMDB), passando também a se tornar o tema musical oficial do evento.

Em depoimento incluído na justificativa do projeto original (PL 3/2016), sancionado na forma de lei pelo Executivo no mês passado, o maestro Willy afirma ter buscado com a canção prestar uma singela homenagem aos imigrantes que contribuíram com o crescimento do país, especialmente os alemães, relatando em sua bela letra a vinda, o trabalho e a integração que tiveram com a natureza e os costumes do nosso estado.

Para visualizar a Lei 2.734/2016 (incluindo anexos com letra e música), clique aqui.

O IMIGRANTE ALEMÃO NO ESPÍRITO SANTO (Letra)

1º – GLÓRIA E LOUVOR JESUS, SENHOR!

Meu adeus foi quando junto aos meus,

Minha pátria eu lá deixei,

Sei que nunca voltarei.

O meu pai, minha mãe e também meu irmão.

No meu pensamento sempre estarão.

Foi com lágrimas que eu embarquei

Ao encontro do porvir.

Com saudade, em terra nova.

Minha pátria enternecida,

Sinto estar longe de ti.

2º - GLÓRIA E LOUVOR SÓ A TI, SENHOR!

Novo lar eu construí,

Junto a pássaros a cantar,

Sob um sol sempre a brilhar.

E à noite, ao luar, a meu DEUS peço então,

Saúde, Paz e Sua proteção.

Com alegria eu lutarei,

Trabalhando sem cessar.

Surge aurora, tenho agora,

Alegria, todo encanto,