Domingos José Martins receberá homenagens na Semana Cultural

por AssCom última modificação 10/06/2016 12h47
Patrono do município será lembrado em solenidade póstuma e desfile cívico que acontecem na manhã do próximo domingo (12), último dia do evento.

Como parte integrante da programação oficial da Semana Cultural que está sendo promovida pela prefeitura deste ontem (6), serão realizadas no próximo domingo, feriado municipal do dia 12 de junho, diversas homenagens ao patrono do município, Domingos José Martins.

Às 8h30, haverá uma solenidade póstuma na Praça da Biquinha em alusão ao homenageado, que também será um dos destaques temáticos do desfile cívico escolar na avenida Presidente Vargas, no centro da cidade, previsto para começar às 9h30.

A divulgação dos feitos daquele que é considerado por muitos o principal vulto da luta republicana brasileira é definida por meio da Lei Municipal nº 2.268/10, de autoria do vereador Ivan Luiz Paganini (PMDB), que prevê a realização em todas as escolas localizadas no município, sempre na semana que antecede o dia 12 de junho, de uma série de atividades e palestras tendo como tema central o líder da Revolução de 1817, tida como maior movimento autonomista republicano do Brasil.

A data é comemorada desde 1979, entretanto, a homenagem já havia sido feita em 1978, com a transferência simbólica da capital do estado para Domingos Martins, proposta pelo prefeito daquele ano, Elias Paganini, que acabou sendo oficializada por meio da Lei Estadual nº 3.219/78.

*Para conferir a programação completa da "Semana Cultural de Domingos Martins 2016", clique aqui:

* Fonte: Portal da Prefeitura de Domingos Martins (www.domingosmartins.es.gov.br).