Domingos José Martins receberá homenagem póstuma no feriado

por AssCom última modificação 10/06/2015 13h44
Solenidade acontece na próxima sexta (12), às 8h30, na Praça da Biquinha, em Campinho.

Na manhã da próxima sexta-feira (12), feriado municipal, a prefeitura irá realizar em Campinho uma série de eventos em homenagem à Domingos José Martins, considerado por muitos o maior vulto da luta republicana brasileira.

A data é comemorada desde 1979, entretanto, a homenagem já havia sido feita em 1978, com a transferência simbólica da capital do estado para Domingos Martins, proposta pelo prefeito daquele ano, Elias Paganini, que acabou sendo oficializada por meio da Lei Estadual nº 3.219/78

Sancionada há quase cinco anos, a Lei Municipal nº 2.268/10, de autoria do vereador Ivan Luiz Paganini (PMDB), determina que o desfile cívico escolar do dia 12 de junho dê obrigatoriamente destaque à homenagem ao patrono do município, dentre outras que acontecem durante a solenidade.

Domingos José Martins, nascido no dia 9 de maio de 1781 em Cachangá, atualmente município de Marataízes, liderou a Revolução de 1817, tida como maior movimento autonomista republicano do Brasil.

Feriado 12 de junho - Praça da Biquinha

Confira a programação do feriado de 12 de junho em Campinho:

8h30: Homenagem Póstuma ao Herói Capixaba Domingos José Martins - Praça da Biquinha.

9h: Assinatura do Decreto de Transferência Simbólica da Capital do Espírito Santo para Domingos Martins - Av. Presidente Vargas.

9h15: Homenagem ao Desembargador Sérgio Bizzotto - Av. Presidente Vargas.

9h30: Desfile Cívico "Educando para a Sustentabilidade" - Av. Presidente Vargas.

Fonte: Portal PMDM.

Assessoria de Comunicação - CMDM-ES