Legislativo Martinense disponibilizará informações por meio do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC)

por AssCom última modificação 08/08/2022 11h54
Até o dia 12 de agosto, as unidades administrativas da Câmara deverão especificar as atividades desenvolvidas, dados dos responsáveis e prazo dos trabalhos. As informações serão disponibilizadas pela Controladoria da Casa no sistema e-prevenção.

Convocados pela Diretora Elma da Penha Hortolani, servidores da Câmara de Domingos Martins se reuniram na manhã da última segunda-feira (01/08), juntamente com Controladora da Casa, Diana Effgen Waiandt, e o advogado Legislativo Emerson Endlich Araripe Melo, com o objetivo de discutir questões relacionadas ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC).

Ficou definido que até o próximo dia 12 de agosto, cada unidade da CMDM, de acordo com sua área de competência, deverá especificar a atividade a ser desenvolvida, as datas de início e limite para finalização e dos dados de cada responsável, para que sejam disponibilizados no sistema e-prevenção.

A Câmara Municipal de Domingos Martins aderiu ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção, lançado pela Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU), por meio do Ato nº 20, de 8 de junho de 2021.

O Programa é voltado a todos os gestores das organizações públicas (das três esferas de governo e dos três poderes em todos os estados da federação) e tem o objetivo de reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.

Por meio de uma plataforma de autosserviço on-line contínua, o gestor terá a oportunidade de avaliar sua instituição, descobrindo previamente os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. A partir desse diagnóstico, ele terá acesso a um plano de ação específico que apresentará sugestões e propostas adequadas às necessidades da sua entidade.

O PNPC oferece ainda orientações, treinamentos e modelos, além de dispor de parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas para implantação dos mecanismos de controle à corrupção.

Saiba mais emwww.rededecontrole.gov.br