Domingos José Martins é homenageado no Dia do Município

por AssCom última modificação 24/06/2020 11h36
A solenidade, realizada na manhã do dia 12 de junho, na praça da Biquinha, contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Diogo Endlich.
Nascido no dia 9 de maio de 1781 em Cachangá, atualmente município de Marataízes, Domingos José Martins, herói capixaba que dá nome ao nosso município, é considerado por muitos o maior vulto da República brasileira, tendo liderado a Revolução de 1817, o mais importante movimento republicano do país.
No dia 12 de junho, Dia do Município, diante de seu busto, que fica na praça da Biquinha, em Campinho, são prestadas homenagens em sua memória e feita a transferência simbólica da capital do Espirito Santo para Domingos Martins.

A data é comemorada desde 1979, entretanto, a homenagem já havia sido feita em 1978, com a transferência simbólica da capital do estado para o município, proposta pelo prefeito daquele ano, Elias Paganinique acabou sendo oficializada por meio da Lei Estadual nº 3.219/78

Este ano, em virtude da pandemia do novo coronavírus, a solenidade foi realizada com celeridade, contando com a presença do presidente da Câmara vereador Diogo Endlich (PV), do prefeito Wanzete Kruger e do governador Renato Casagrande.
Foto: PMDM