Campanha “Maio Laranja”: enfrentando e prevenindo o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

por AssCom última modificação 07/05/2021 10h14
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Domingos Martins promoverá ações online durante todo o mês buscando conscientizar a população sobre o tema.
O mês de maio é nacionalmente conhecido como “Maio Laranja”, mês de enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A mobilização nacional pelo fim do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes foi pensada a partir do 1º Encontro da rede global ECPAT Brasil, realizado em 1998, em Salvador (BA), evento que reuniu cerca de 80 organizações da sociedade civil e organizações governamentais, sendo promovido pelo Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (CEDECA/BA).
O dia 18 de maio foi oficializada como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças, por meio da Lei Federal 9.970, de maio de 2000, data em que a menina Araceli Cabrera Sanches, de apenas 8 anos de idade, foi sequestrada, abusada e assassinada na cidade de Vitória (ES), no ano de 1973. Mesmo com grande repercussão por parte da mídia, os criminosos nunca foram condenados.
As diversas ações em torno dessa campanha buscam preservar a memória de Araceli, afirmando o compromisso e a responsabilidade da sociedade brasileira na promoção e na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Domingos Martins promoverá durante todo o mês de maio uma série de ações no Instagram @cmdcadm e nas redes sociais da Prefeitura buscando conscientizar a população sobre o tema.
Para mais informações, acesse: bit.ly/3eoViJB

Fontes: fld.com.br e PMDM