Campanhas chamam a atenção para a prevenção contra a AIDS e o abandono de animais

por AssCom última modificação 02/12/2021 14h09
O "Dezembro Vermelho" é constituída de um conjunto de atividades e mobilizações que acontecem em todo o país relacionadas ao enfrentamento do HIV/AIDS e infecções sexualmente transmissíveis. Já o "Dezembro Verde" busca, em nível municipal, conscientizar a população sobre o enfrentamento ao abandono e aos maus-tratos contra os animais.
O mês de dezembro marca uma grande mobilização nacional sobre prevenção ao vírus HIV e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis). O Dezembro Vermelho nasceu a partir da Lei nº 13.504/2017, e dá sequência às ações do Dia Mundial contra a AIDS, celebrado no mundo todo, desde 1988, no dia 1º de dezembro.
A campanha é constituída de um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento do HIV/AIDS e infecções sexualmente transmissíveis, com foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS.
As Unidades de Saúde municipais oferecem o teste rápido para detectar as IST de forma gratuita. Por isso, não adie esse cuidado: faça o exame!
Em nível municipal, temos a Campanha Dezembro Verde, instituída em Domingos Martins pela Lei Municipal nº 3.007/2021, de autoria da vereadora Lorraine da AMAR (Rede), com o objetivo de conscientizar a população sobre o enfrentamento ao abandono e aos maus-tratos contra os animais, por meio da realização de ações educativas.
Importante ressaltar que os animais são seres sencientes, ou seja, podem sentir emoções positivas, como carinho e afeto, e emoções negativas, como dor e sofrimento. Considerando que a chamada “guarda responsável” visa ao bem-estar dos animais, o ato de abandonar um animal de estimação, independentemente do motivo, é considerado crime de maus-tratos e se enquadra na recentemente aprovada Lei nº 14.064/2020.
Para visualizar a íntegra da Lei Municipal nº 3.007/2021, clique aqui.