Câmara celebra os 160 anos da Imigração Pomerana no Espírito Santo

por AssCom última modificação 26/08/2019 16h01
Sessão solene acontece hoje (13), às 19 horas, na sede do legislativo municipal.

A Câmara de Domingos Martins realiza nesta terça-feira (13), às 19 horas, uma sessão solene em comemoração aos 160 anos da imigração pomerana no Estado do Espírito Santo, resultante da iniciativa do vereador Diogo Endlich (PV), presidente da Casa.

Durante o evento, que acontece na sede do legislativo, serão entregues diplomas para diversas personalidades do município em reconhecimento ao trabalho que desenvolvem em favor da preservação dos costumes e da rica herança histórica do povo pomerano.

Também serão homenageados os professores que atuam ou atuaram no Programa de Educação Escolar Pomerana – PROEPO e integrantes das Bandas Pommerchor, Pommerweg’s e do Grupo Os Tradicionais Pomeranos, que farão apresentações musicais.

Os primeiros pomeranos chegaram ao Estado em 1859, vindos de uma das províncias da Confederação Germânica, a Pomerânia, território que fazia parte da Prússia antes da unificação da Alemanha, hoje pertencente à Polônia.

Chegaram a Vitória no dia 28 de junho, data em que se comemora oficialmente o “Dia do Imigrante Pomerano”. Posteriormente, foram direcionados à região serrana capixaba para ocupar os lotes coloniais nos atuais municípios de Santa Maria de Jetibá, Laranja da Terra, Vila Pavão, Pancas, Domingos Martins, Afonso Cláudio, Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina, Baixo Guandu e Vila Valério.

No Brasil, os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rondônia, Minas Gerais e Espírito Santo têm descendentes de imigrantes que, juntos, somam cerca de 300 mil pomeranos. Estima-se que atualmente sejam 120 mil vivendo no Estado.