Ambientes internos da Câmara passam a ser identificados em Braille

por AssCom última modificação 28/12/2022 16h39
A iniciativa visa dar mais autonomia para pessoas cegas ou com baixa visão que venham visitar o Legislativo Municipal. Trabalho foi iniciado esta semana pelos integrantes da Comissão de Acessibilidade da Casa.

Objetivando garantir mais acessibilidade em seu ambiente interno, a Câmara de Domingos Martins iniciou esta semana as identificações das unidades administrativas e legislativas de sua sede em linguagem Braille.

Motivada pela atual Mesa Diretora da Casa, presidida pela vereadora Sandra Christina Neitzke (PSD), a iniciativa dará mais autonomia para pessoas cegas ou com baixa visão que venham visitar o Legislativo Municipal.

A confecção e instalação das identificações está sendo realizada pelos servidores do quadro efetivo da Câmara, por meio de equipamentos específicos recentemente adquiridos. Em 2016, todos participaram da primeira oficina de Braille promovida pela Escola de Contas do TCE-ES, direcionada exclusivamente a servidores públicos. Dois anos depois, a Comissão de Acessibilidade da CMDM foi instituída pela da Portaria nº 88/2018.

O sistema Braille é um processo de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. Pode-se fazer a representação tanto de letras, como algarismos e sinais de pontuação.

Ele é utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão, e a leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo. O código foi criado pelo francês Louis Braille (1809 - 1852), que perdeu a visão aos 3 anos e criou o sistema aos 16.

comunicacao@domingosmartins.es.leg.br