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por Interlegis — última modificação 07/10/2024 16h38
Lista de notícias da Câmara Municipal de Domingos Martins.

5ª sessão do ano: resumo dos pronunciamentos dos vereadores

por AssCom última modificação 27/04/2015 15h28
Foram abordados assuntos como o reajuste anual dos salários dos servidores municipais, acúmulo de lixo nas ruas e criação de nova CPI.

Pequeno Expediente:

Júlio Pequiá (PSB) – Falou sobre a aprovação do PL nº 9/2015, que autorizou a transferência de recursos à Secretaria Municipal de Saúde, que por meio convênio irá repassá-los ao Hospital Dr. Arthur Gerhardt. Entretanto, lamentou a postura de distanciamento que a diretoria da entidade continua mantendo em relação ao legislativo martinense. O vereador também parabenizou os moradores da Vila da Paz presentes à sessão pela inclusão do PL nº 15/2015 na pauta do Expediente do dia, que quando sancionado na forma de lei permitirá que recebam da municipalidade a tão esperada escritura de doação de seus apartamentos.

Leandro Agustinho Thomes (PV) – Fez menção aos 180 anos da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo comemorados em 2015, parabenizando a 6ª Companhia Independente da PM pelo trabalho que desenvolve em Domingos Martins, por meio das ações do atual comandante da Cia, Major Denadai, e de seu antecessor, Major Marcelo Muniz.

Nelson Luis Mayer (PMDB) - O problema da falta de luz elétrica na zona rural do município recebeu destaque em seu pronunciamento, quando foi sugerida a realização de reunião com representantes da EDP - Escelsa para que possam ser prestados os devidos esclarecimentos e alcançada a solução definitiva do problema. O fechamento do posto do DETRAN em Campinho também foi lembrado pelo parlamentar, que ainda saudou o prefeito Carlinhos Borboleta pela autorização do início das obras de drenagem e pavimentação de vias no Distrito de Aracê.

        Pronunciamentos texto 2     

Ivan Luiz Paganini (PMDB) – Falou sobre diversos aspectos relacionados à transferência de recursos ao Executivo, aprovada durante a 5ª sessão ordinária, e fez citação ao "Dia Mundial de Combate ao Câncer", lembrado em todo mundo no último dia 8 de abril, e da necessidade de regulamentação da lei de sua autoria (Lei nº 2.570/2013) que instituiu na rede de ensino do município a semana de atividades de conscientização preventiva sobre o tema.

Divino de Souza Fernandes (PT) – Parabenizou o prefeito Carlinhos Borboleta pela inauguração das obras de drenagem e pavimentação em São Bento do Chapéu, dando ainda destaque ao projeto pioneiro que vem sendo implementado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente na comunidade de Alto Areinha, onde estão sendo construídas dezenas de fossas que irão contribuir para despoluição do córrego local.

Grande Expediente:

Júlio Pequiá (PSB) - Em relação ao projeto de fossas em Alto Areinha, questionou a existência de parceria com a CESAN e a possibilidade de se estender a iniciativa para outras comunidades. Falou também sobre a visita que fez à senadora Rose de Freitas no início do mês, a quem encaminhou diversas demandas locais, e reclamou da grande quantidade de lixo que fica acondicionado ao longo de vias do município nos finais de semana, em dias de intenso fluxo turístico.

Leandro Agustinho Thomes (PV) – Pediu apoio dos demais vereadores para a instalação de CPI com o objetivo de investigar novas denúncias de suspeita de superfaturamento em contratos da prefeitura com empresas de produção artística.

         Pronunciamentos texto 4

Gil Canal (PSDB) – Assuntos relacionados à região de Pedra Azul foram a tônica de seu pronunciamento. Defendeu a implementação de melhorias na comunidade de Vivendas e demonstrou profunda indignação pela não inclusão de seu nome na lista de autoridades que assinaram a ordem de serviço para obras de pavimentação em Aracê, realizada no último dia 13 de abril.

Ivan Luiz Paganini (PMDB) – Quanto à referida ordem de serviço, lamentou não ter sido convidado para a solenidade e fez referência à importância do planejamento de ações nas três esferas de poder. A forma em que vem sendo feita a coleta de lixo no município foi também discutida pelo vereador, que fez menção à Lei nº 2.190/2009, de sua autoria, citada como instrumento legal que pode auxiliar o processo de conscientização coletiva sobre a importância da seletividade do lixo em Domingos Martins.

Divino de Souza Fernandes (PT) - Fez um relato da reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória, realizada em Marechal Floriano no início do mês, mostrando preocupação com as decisões tomadas na oportunidade. Apresentou ainda seu posicionamento em relação às PECs da maioridade penal e da terceirização, em tramitação no congresso nacional.

         Pronunciamentos texto 3

Explicações Pessoais:

Divino de Souza Fernandes (PT) – A questão do aumento significativo dos loteamentos irregulares em Domingos Martins e os impactos ambientais e sociais advindos desse tipo de ocupação foram os assuntos de seu pronunciamento final.

Osmar José de Oliveira (SD) – Solicitou ao Executivo municipal que encaminhe para a câmara projeto de lei do reajuste anual do funcionalismo público, visando complementar as perdas salariais dos servidores municipais.

Ivan Luiz Paganini (PMDB) – Informou ao vereador Osmar e aos demais presentes que o pagamento do reajuste dos servidores públicos municipais será retroativo ao mês de janeiro de 2015, de acordo entendimento da prefeitura, fornecido por meio de resposta dada ao requerimento de sua autoria (REQ nº 6/2015) com questionamento acerca do tema.

Julio Pequiá (PSB) – Mais uma vez falou sobre a importância da criação de uma central de cargas na sede e os consequentes reflexos positivos para o trânsito da cidade, além da geração de novos empregos. Sugeriu ainda a mudança no posicionamento da viatura policial que fica estacionada na praça Dr. Arthur Gerhardt e a melhoria da placa de identificação dos táxis do ponto local, iniciativas que beneficiam o turismo em um dos mais importantes cartões-postais do estado, sempre com grande fluxo de visitantes.

         Pronunciamentos texto 1

Para escutar ou baixar o áudio completo da 5ª reunião plenária da CMDM em 2015, com a íntegra de todos os pronunciamentos e apartes dos demais parlamentares, clique aqui.

Para ver a galeria de fotos, clique aqui.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES

Jorge Moysés Monteiro

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Câmara transfere aproximadamente R$ 150 mil para a prefeitura municipal

por AssCom última modificação 16/04/2015 14h51
Executivo repassará recurso ao Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerhardt.

Após tramitar dentro do prazo regimental na Casa, foi aprovado por unanimidade durante a 5ª sessão ordinária do ano, realizada na noite do último dia 14 de abril, o Projeto de Lei nº 9/2015, de autoria da Mesa Diretora da CMDM, que autoriza a transferência de R$ 151.720,62 para a prefeitura municipal.

Assim que a lei for sancionada, o Executivo deverá repassar a totalidade do valor ao Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerhardt (HMAG), localizado em Campinho, que vem enfrentando dificuldades financeiras.

 

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Resultado, áudio e galeria de fotos da 5ª Sessão Ordinária de 2015

por AssCom última modificação 16/04/2015 14h41
Sessão foi realizada na noite do dia 14 de abril, no plenário Paulo Lorenzoni.

 

 

 

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Resultado da 5ª Sessão Ordinária de 2015


Gravação em Áudio

Vídeo não disponível
Matérias do Expediente:
25 matéria(s)

Galeria de fotos:

Oradores do Expediente:

6 orador(es)


clique aqui


Matérias da Ordem do Dia:
12 matéria(s)




Explicações Pessoais:
5 orador(es)

Confira as matérias integrantes da pauta da 5ª Sessão Ordinária de 2015

por AssCom última modificação 13/04/2015 15h51
A sessão será realizada no dia 14 de abril, às 19 horas, no plenário Paulo Lorenzoni.

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Pauta da 5ª Sessão Ordinária de 2015

 

Áudio não disponível

 

Vídeo não disponível

 

Matérias do Expediente:
25 matéria(s)
Oradores do Expediente:
0 orador(es)
Matérias da Ordem do Dia:
15 matéria(s)
Explicações Pessoais:
0 orador(es)

Novo relatório sobre gestão e contas do legilativo martinense é divulgado

por AssCom última modificação 10/04/2015 15h25
Documento é desenvolvido mensalmente pela Secretaria de Controle Interno da Casa.

A Secretaria de Controle Interno da Câmara de Domingos Martins (SCI) divulgou na última quarta-feira (8), por meio do portal da instituição na internet, o relatório contendo a análise das contas e principais ações desenvolvidas pela atual gestão da CMDM no último mês de março, compreendendo aspectos de natureza orçamentária, financeira, operacional, patrimonial e fiscal.

Duas cópias impressas do documento, que desde o início de sua publicação "on-line" tem contribuído para a socialização e o aumento do controle externo sobre a governança da Casa, foram também entregues pela SCI ao presidente Rogério Kröhling (PSB).

Para consultar ou baixar o Relatório de Março/2015, clique aqui.

Para consultar ou baixar os relatórios anteriores, clique aqui.


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"Dia Mundial de Luta contra o Câncer" é lembrado em todo o mundo

por AssCom última modificação 08/04/2015 14h15
Lei municipal instituiu programa preventivo sobre o tema nas escolas do município.

Anualmente, no dia 8 de abril, definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “Dia Mundial de Combate ao Câncer”, organizações e sociedades em todo o planeta têm buscado promover ações de divulgação sobre a importância dos cuidados preventivos em relação aos vários tipos da doença.

Em Domingos Martins, foi instituído no ano de 2013, por meio da Lei Municipal nº 2.570/2013, o “Programa de Educação a Exposição Solar Infantil Preventiva ao Câncer de Pele”, que consiste na realização anual de palestras e outras atividades educativas sobre o tema nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio localizados no município, durante os dias letivos do mês de abril.

Para o vereador Ivan Paganini (PMDB), autor da lei, o programa tem como principais objetivos mobilizar e conscientizar a comunidade escolar do município sobre os tipos de câncer, principalmente o de pele, que tem maior incidência no país, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA, além de mostrar a necessidade de se adotar atitudes que previnam o surgimento da doença, a segunda que mais causa óbitos no Brasil.

 

DEZ ATITUDES QUE PODEM REDUZIR AS CHANCES DA MANIFESTAÇÃO DA DOENÇA*


- Não fume! Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, boca, laringe, faringe e esôfago.

- Alimentação saudável protege contra o câncer. Deve ser variada, equilibrada, saborosa, respeitar a cultura e proporcionar prazer e saúde.

- Pratique atividades físicas como parte da rotina diária. A atividade física consiste na iniciativa de se movimentar, de acordo com a rotina de cada um.

- Estar acima do peso aumenta as chances de uma pessoa desenvolver câncer. Por isso, é importante controlar o peso por meio de uma boa alimentação e manter-se ativo.

- As mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo ginecológico a cada três anos. Tão importante quanto fazer o exame é saber o resultado e seguir as orientações médicas.

- As mulheres com 40 anos ou mais devem se submeter ao exame clínico das mamas anualmente. Aquelas que estiverem entre 50 e 69 anos devem ainda realizar a mamografia a cada dois anos.

- Evite a ingestão de bebidas alcoólicas. Seu consumo, em qualquer quantidade, aumenta o risco de desenvolver câncer.

- Evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h. Use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios.

- Fumo, bebidas alcoólicas, exposição prolongada ao sol, alimentação gordurosa também estão relacionados ao câncer de boca. Fique alerta a qualquer lesão na boca que não cicatrize por mais de 15 dias.

- Alguns tipos de vírus, bactérias e parasitas associados a infecções crônicas estão presentes no processo de desenvolvimento do câncer, com destaque para o papiloma vírus humano (HPV). Além de outras estratégias de prevenção, o uso de preservativos pode contribuir na prevenção da infecção pelo HPV, associada ao câncer do colo do útero, pênis, ânus, orofaringe e boca.

* Fonte: INCA.


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Contas do ex-prefeito Wanzete Krüger são aprovadas pela Câmara

por AssCom última modificação 31/03/2015 11h04
As prestações de contas da prefeitura referentes aos exercícios de 2011 e 2012 foram analisadas em sessão extraordinária, realizada na noite do dia 24 de março.

Atendendo a convocação do presidente Rogério Kröhling (PSB), os parlamentares martinenses continuaram reunidos em plenário na noite do último dia 24, após o termino da 4ª reunião ordinária, com o objetivo de votar, em sessão extraordinária, as prestações de contas do ex-prefeito de Domingos Martins, Wanzete Krüger, referentes aos exercícios de 2011 e 2012.

A votação da pauta foi nominal, conforme determina o artigo 195, inciso segundo, do Regimento Interno da Casa, inclusive com a manifestação do voto do presidente, já que a decisão requereu quorum de dois terços, conforme artigo 42 do mesmo texto.

Todas as contas foram deliberadas por meio dos Projetos de Decreto Legislativo 4/2015 e 3/2015, e respectivos pareceres, que foram aprovados por unanimidade, respaldados nos pareceres prévios do Tribunal de Contas Estadual (nº 019/2014 e nº 032/2014).

Os referidos decretos foram promulgados pelo presidente da CMDM e publicados na imprensa oficial (DIO/ES e DOM/ES) nas edições do dia 27 de março de 2015.

A ata da sessão e os decretos legislativos serão encaminhados ao TCE-ES para conhecimento do resultado.

 

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Escola Teófilo Paulino recebe Diploma de Menção Honrosa da CMDM

por AssCom última modificação 14/04/2015 08h32
Homenagem foi realizada durante a reunião plenária do último dia 24 de março.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Teófilo Paulino foi homenageada pela Câmara de Domingos Martins na noite do último dia 24 de março, em alusão à pontuação que obteve em 2014 no ranking do Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, quando ficou classificada entre as dez melhores instituições de ensino do estado.

Na ocasião, a diretora da EEEFM, Delfina Schneider Stein, representando os demais colegas, funcionários e alunos da escola, recebeu das mãos dos vereadores Rogério Luiz Kröhling (PSB), presidente da Casa, e Júlio Pequiá (PSB), autor da homenagem, o diploma de Menção Honrosa da CMDM pela conquista.

Entre os presentes à solenidade, que aconteceu no início da 4ª sessão ordinária do ano, o prefeito municipal Luiz Carlos Prezoti Rocha, Eduardo José Ramos, ex-presidente da Casa, Gésio Luiz Ferreira, gerente do Banco do Brasil em Campinho, além de professores da escola e representantes da Loja Maçônica Domingos José Martins.

        Menção Honrosa EEEMF Teófilo Paulino texto

Em seu pronunciamento, Delfina agradeceu ao legislativo martinense, e em especial ao vereador Júlio Pequiá, pela honraria, destacando a importância da participação de todos os colaboradores no crescimento do "Polivalente", como também é conhecido, ao longo de seus 40 anos de atividades, celebrados no dia 1º de abril de 2015.

De acordo com a diretora, os recentes e expressivos resultados da instituição, confirmados pelos índices de avaliação sistêmica divulgados anualmente, são fruto de um trabalho amplo de interação desenvolvido por meio de atividades didáticas inovadoras, com foco na formação integral dos estudantes e o envolvimento de gestão administrativa, gestão pedagógica, corpo docente, alunos e seus pais, contando ainda com ampla aceitação da comunidade escolar.

        Menção Honrosa EEEMF Teófilo Paulino texto 2

O vereador Pequiá, por sua vez, enfatizou o papel de toda a equipe do "Polivalente" no processo que conduziu a escola a ocupar atualmente uma posição de destaque no cenário da educação capixaba e nacional, revelando e promovendo o talento de nossos profissionais e estudantes, além de servir de modelo e incentivo para as demais unidades de ensino do município.

Galeria completa de fotos: clique aqui

 

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Resultados da 4ª Sessão Ordinária e 1ª Extraordinária de 2015

por AssCom última modificação 25/03/2015 16h50
As sessões foram realizadas na noite do dia 24 de março, no plenário Paulo Lorenzoni.

Para acessar, clique aqui.

Pautas da 4ª Sessão Ordinária e 1ª Sessão Extraordinária de 2015

por AssCom última modificação 23/03/2015 16h36
As sessões serão realizadas no dia 24 de março, a partir das 19 horas, no plenário Paulo Lorenzoni.

Para acessar as pautas, clique aqui.

Lei municipal estimula conscientização sobre uso sustentável da água

por AssCom última modificação 11/06/2015 15h18
A matéria foi sancionada em 2013, instituindo a semana temática de atividades acerca do assunto na rede municipal de ensino.
Lei municipal estimula conscientização sobre uso sustentável da água

Cascata do Galo, em D. Martins

Em tempos de crise hídrica no Brasil, as comemorações do “Dia Mundial da Água” no dia 22 de março prometem intensificar o debate entre sociedade organizada e poder público em torno de questões relacionadas ao consumo sustentável desse valioso recurso natural.

Oportunidade também para que os órgãos públicos, por exemplo, promovam ações de conscientização coletiva sobre o assunto em entidades e escolas, com o desenvolvimento de atividades voltadas à temática, dando ênfase à tópicos como proteção ambiental e fontes alternativas de captação de água.

Nesse sentido, o município tem à sua disposição a Lei nº 2.569/2013, que instituiu há pouco mais de um ano a “Semana de Conscientização ao Uso Sustentável da Água” em Domingos Martins, com o objetivo de estimular os alunos a utilizarem a água na rede municipal de ensino de forma equilibrada e responsável, promovendo ainda uma conscientização junto à comunidade estudantil.

Para o autor da lei, vereador Ivan Luiz Paganini (PMDB), a participação consciente dos jovens na divulgação da importância da preservação do meio ambiente e da utilização racional da água tem papel decisivo no processo de mudanças de atitude da sociedade, único meio de garantir o acesso aos recursos hídricos do planeta às futuras gerações.

O "Dia Mundial da Água", celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, foi recomendado pela ONU durante a Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, realizada no Rio de Janeiro.

 

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Câmara de Domingos Martins amplia ações de transparência

por AssCom última modificação 11/06/2015 15h19
Atos da instituição agora também são publicados no Diário Municipal e relatórios mensais de contas e gestão passaram a ser divulgados na internet.

A Câmara de Domingos Martins, por meio da Secretaria Geral Administrativa, vem desde a gestão passada desenvolvendo e implementando novas ações que têm ampliado os mecanismos de transparência da Casa, proporcionando o aumento das opções de acesso à informações sobre seu funcionamento e aos resultados da produção legislativa.

Em dezembro de 2014, por exemplo, a instituição passou a publicar on-line, sem custos, todos os seus atos normativos e deliberações no Diário Oficial dos Municípios do Espírito Santo (DOM/ES), como portarias de pessoal, resumos de contratos, leis, decretos e atos da presidência, entre outros.

Tais informações continuam sendo atualizadas e disponibilizadas na internet por meio do sitio da CMDM (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo - SAPL e Portal da Transparência), e as exigidas por lei, como demonstrações contábeis da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) e relacionadas com contratos e licitações, também permanecem sendo veiculadas no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo (DIO/ES), nas edições eletrônica e impressa.

O novo presidente da câmara, vereador Rogério Kröhling (PSB), dando continuidade ao processo, autorizou no início do ano a divulgação no portal da instituição na "web" dos relatórios mensais desenvolvidos pela SCI - Secretaria de Controle Interno.

O documento traz uma análise mensal das contas e principais ações desenvolvidas pela gestão administrativa do legislativo martinense, compreendendo aspectos de natureza orçamentária, financeira, operacional, patrimonial e de gestão fiscal, auxiliando a socialização e o fortalecimento do controle externo sobre a governança da Casa.

Duas vias do relatório são entregues mensalmente pela presidência da CMDM ao vereador presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, objetivando contribuir na tomada de decisões político-administrativas, procedimento realizado durante as reuniões plenárias desde 2012, ano da implementação do SCI (por meio da Resolução nº 63/2012).

Na oportunidade, é ainda informada a disponibilização de cópias na íntegra dos conteúdos de todos os meses, que podem ser requeridas por qualquer cidadão no setor de protocolo. Uma versão anual do documento também é encaminhada ao Tribunal de Contas do Estado.

De acordo com Rogério, os investimentos na melhoria das ferramentas de transparência irão continuar, inclusive, com o lançamento em breve de um novo portal da CMDM na internet, que proporcionará interatividade com a sociedade e um acesso mais fácil e prático aos dados, legislação e documentos da instituição.

Para visualizar ou baixar os atos e deliberações da CMDM:

- No site do legislativo martinense: www.domingosmartins.es.leg.br

- No Diário Oficial do Municípios do Espírito Santo: www.diariomunicipal.es.gov.br

- No Diário Oficial do Estado do Espírito Santo: www.dio.es.gov.br

- No Sistema de Apoio ao Processo Legislativo - SAPL (clique aqui)

- No Portal da Transparência (clique aqui)

Para visualizar ou baixar os Relatórios do SCI/CMDM/ES:

- Janeiro de 2015 (clique aqui)

- Fevereiro de 2015 (clique aqui)


OBS: As publicações da câmara em 2015 nos órgãos de imprensa oficial podem também ser consultadas no mural localizado na entrada da sede da CMDM (Rua Roberto Carlos Kautsky, nº 401, Centro, Domingos Martins).

 

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Resultado, áudio e fotos da 3ª Sessão Ordinária de 2015

por AssCom última modificação 17/03/2015 10h02
A sessão foi realizada na noite do dia 10 de março, no plenário Paulo Lorenzoni.

A Câmara Municipal de Domingos Martins realizou na noite do último dia 10 de março a 3ª sessão ordinária do ano, deliberando na oportunidade uma extensa pauta de proposições.

A reunião foi acompanhada pelo prefeito municipal Luiz Carlos Prezoti Rocha e pela secretária de Administração e Recursos Humanos da PMDM, Rosana Rupf da Penha, além de representantes da Loja Maçônica Domingos José Martins e do novo defensor público atuante no município, Doutor Gustavo.

Para conferir o Resultado completo e o áudio da 3ª sessão ordinária de 2015, clique aqui.

Para ver a galeria de fotos completa da 3ª sessão ordinária de 2015, clique aqui.

 

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Rogério Kröhling toma posse como presidente do legislativo martinense

por AssCom última modificação 11/06/2015 15h20
Sessão solene de instalação dos trabalhos legislativos de 2015 acontece em fevereiro.

O vereador Rogério Luiz Kröhling (PSB), empossado no último dia 2 de janeiro como novo presidente da Câmara Municipal de Domingos Martins, juntamente com os demais membros da Mesa Diretora e das comissões permanentes, iniciou na manhã da última segunda-feira (5) seu trabalho à frente do legislativo municipal.

Como é habitual, percorreu todos os departamentos da Casa, cumprimentando cada funcionário pelo nome, gesto diário repetido há anos.

Em seguida, realizou a primeira reunião de sua administração com a participação do corpo técnico da CMDM, que foi iniciada com uma oração ecumênica.

Em seu pronunciamento, agradeceu a Deus pela oportunidade de comandar o parlamento martinense pela primeira vez e aos colegas vereadores pela confiança na escolha, realizada em agosto de 2014 por meio de votação em sessão especial.

Ainda na oportunidade, reafirmou o compromisso em fazer uma administração austera e transparente, buscando, com a ajuda dos servidores e demais parlamentares, corrigir os eventuais equívocos e ampliar os avanços administrativos e políticos da gestão passada.

De acordo com Rogério, a compra ou construção da sede própria da câmara, uma reforma administrativa que permita a redução e a valorização do quadro funcional, a melhoria na qualidade da produção legislativa e o resgate da imagem da instituição perante a sociedade estão entre as principais metas da nova Mesa Diretora.

A sessão solene de instalação dos trabalhos legislativos desse ano, com a apresentação do plano de gestão para o biênio 2015 – 2016, será realizada no dia 24 de fevereiro de 2014 (terça-feira), às 19 horas, na sede da Câmara.

Os termos de posse dos membros da Mesa Diretora e das comissões permanentes para a gestão dos próximos dois anos foram publicados no Diário Oficial dos Municípios do Espírito Santo (DOM/ES), nas páginas 22 e 23 da edição do dia 6 de janeiro de 2015.

O recesso parlamentar da CMDM, iniciado no dia 15 de dezembro de 2014, conforme determina o Regimento Interno, vai até o dia 15 de fevereiro de 2015.


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Confira a pauta completa da 3ª Sessão Ordinária de 2015

por AssCom última modificação 17/03/2015 08h07
A sessão será realizada no dia 10 de março, às 19 horas, no plenário Paulo Lorenzoni.
Confira a pauta completa da 3ª Sessão Ordinária de 2015

Sede da CMDM, em Campinho

Clique abaixo:
Pauta da 3ª Sessão Ordinária de 2015

Áudio não disponível Vídeo não disponível
Matérias do Expediente:
27 matéria(s)
Oradores do Expediente:
0 orador(es)
Matérias da Ordem do Dia:
21 matéria(s)
Explicações Pessoais:
0 orador(es)
 

Definido calendário completo das sessões legislativas ordinárias de 2015

por AssCom última modificação 11/03/2015 18h29
As reuniões plenárias serão quinzenais e realizadas sempre às 19 horas, na sede do legislativo martinense.
Definido calendário completo das sessões legislativas ordinárias de 2015

Sede da CMDM, em Campinho

A Câmara Municipal de Domingos Martins instituiu oficialmente na data de ontem (2) o cronograma das sessões legislativas ordinárias para o período de março a dezembro de 2015, por meio do Ato nº 10, de autoria do presidente da Casa, vereador Rogério Kröhling (PSB).

As primeiras reuniões plenárias do ano após o fim do recesso parlamentar aconteceram no mês de fevereiro e foram instituídas também por meio de Ato da presidência (Ato nº 9, de 2 de fevereiro de 2015).

No dia 24 foi realizada a sessão solene de instalação dos trabalhos legislativos de 2015, seguida pela 1ª ordinária do ano. Já no dia 26, aconteceu a 2ª sessão ordinária, com o início das votações em plenário (ver em Resultado da 2ª Sessão Ordinária de 2015).

Os dois documentos que instituíram os cronogramas foram publicados nas Edições nº 209 (3 de março de 2015) e nº 199 (13 de fevereiro de 2015) do Diário Oficial dos Municípios do Espírito Santo, respectivamente.

O calendário completo ficou assim definido:


JANEIRO: Recesso Parlamentar


FEVEREIRO:

- 1ª Sessão Ordinária - 24/02/2015 (terça-feira -19h)

- 2ª Sessão Ordinária - 26/02/2015 (quinta-feira -19h)


MARÇO:

- 3ª Sessão Ordinária - 10/03/2015 (terça-feira -19h)

- 4ª Sessão Ordinária - 24/03/2015 (terça-feira -19h)


ABRIL:

- 5ª Sessão Ordinária - 14/04/2015 (terça-feira -19h)

- 6ª Sessão Ordinária - 28/04/2015 (terça-feira -19h)


MAIO:

- 7ª Sessão Ordinária - 12/05/2015 (terça-feira -19h)

- 8ª Sessão Ordinária - 26/05/2015 (terça-feira -19h)


JUNHO:

- 9ª Sessão Ordinária - 16/06/2015 (terça-feira -19h)

- 10ª Sessão Ordinária - 30/06/2015 (terça-feira -19h)


JULHO:

- 11ª Sessão Ordinária - 14/07/2015 (terça-feira -19h)

- 12ª Sessão Ordinária - 28/07/2015 (terça-feira -19h)


AGOSTO:

- 13ª Sessão Ordinária - 4/08/2015 (terça-feira -19h)

- 14ª Sessão Ordinária - 25/08/2015 (terça-feira -19h)


SETEMBRO:

- 15ª Sessão Ordinária - 15/09/2015 (terça-feira -19h)

- 16ª Sessão Ordinária - 29/09/2015 (terça-feira -19h)


OUTUBRO:

- 17ª Sessão Ordinária - 6/10/2015 (terça-feira -19h)

- 18ª Sessão Ordinária - 20/10/2015 (terça-feira -19h)


NOVEMBRO:

- 19ª Sessão Ordinária - 10/11/2015 (terça-feira -19h)

- 20ª Sessão Ordinária - 24/11/2015 (terça-feira -19h)


DEZEMBRO:

- 21ª Sessão Ordinária - 1/12/2015 (terça-feira -19h)

- 22ª Sessão Ordinária - 8/12/2015 (terça-feira -19h)

 

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Resultado da 2ª Sessão Ordinária de 2015

por AssCom última modificação 11/03/2015 18h34
A sessão foi realizada na noite do dia 26 de fevereiro, no plenário Paulo Lorenzoni.

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Trabalhos em plenário recomeçaram: confira resultado da 1ª sessão de 2015

por AssCom última modificação 12/03/2015 08h24
A 1ª sessão ordinária do ano aconteceu na noite do dia 24 de fevereiro, no plenário Paulo Lorenzoni, após a realização da solenidade de instalação dos trabalhos legislativos de 2015.

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Pauta da 2ª Sessão Ordinária de 2015

por AssCom última modificação 17/03/2015 08h21
A sessão será realizada no dia 26 de fevereiro, às 19 horas, no plenário Paulo Lorenzoni.

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Pauta da 1ª Sessão Ordinária de 2015

por AssCom última modificação 19/03/2015 14h42
A sessão será realizada hoje, 24 de fevereiro, no plenário Paulo Lorenzoni, após a solenidade de instalação dos trabalhos legislativos de 2015.

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Fim do recesso parlamentar: sessões recomeçam no dia 24 de fevereiro

por AssCom última modificação 19/03/2015 14h43
Data marca o início dos trabalhos legislativos em 2015, que serão instalados por meio de Sessão Solene, às 19 horas, na sede da CMDM.
Fim do recesso parlamentar: sessões recomeçam no dia 24 de fevereiro

Câmara Municipal de Domingos Martins

Já estão definidas as datas das primeiras reuniões plenárias do legislativo martinense no ano de 2015. O cronograma foi estabelecido por meio de Ato oficial da presidência (Ato nº 9/2015), levando-se em consideração os términos do recesso parlamentar da Casa e do feriado de carnaval, encerrados nos dia 15 (domingo) e 18 de fevereiro (quarta-feira de cinzas), respectivamente. As sessões da CMDM serão realizadas no plenário Paulo Lorenzoni, na sede da CMDM, localizada na Rua Roberto Carlos Kautsky, nº 401, Centro, Domingos Martins.


Cronograma de sessões para o mês de fevereiro de 2015:


- Dia 24 de fevereiro (terça-feira), às 19 horas: Sessão Solene para instalação dos trabalhos legislativos;

- Dia 24 de fevereiro, (terça-feira): realização da 1ª Sessão Ordinária de 2015, após a Sessão Solene;

- Dia 26 de fevereiro (quinta-feira), às 19 horas: realização da 2ª Sessão Ordinária de 2015.


Durante a Sessão Solene será apresentado o plano de gestão da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Domingos Martins para o biênio 2015 – 2016.

O cronograma completo das sessões legislativas ordinárias de 2015 será publicado e amplamente divulgado assim que for definido pela presidência.


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Morador que separa lixo domiciliar pode requerer 10% de desconto no IPTU

por AssCom última modificação 19/03/2015 14h44
Benefício é garantido por meio da Lei Municipal nº 2.353/2011, de autoria do vereador Ivan Paganini.

O proprietário ou morador de domicílio urbano em Domingos Martins que vem realizando a separação seletiva de seu lixo domiciliar poderá obter um desconto de 10% no IPTU de 2015.

Para requerer o benefício é preciso ainda que o munícipe esteja acondicionando os resíduos sólidos (lixo seco) e os orgânicos (lixo molhado) em recipientes devidamente colocados no logradouro, para posterior coleta. O pedido de desconto no IPTU deverá ser feito no protocolo da prefeitura, onde também poderão ser obtidas maiores informações.

IPTU DM 2015 IvanA validade constitucional da lei que garante o direito (Lei Municipal nº 2.353/2011), que é de autoria do vereador Ivan Paganini (PMDB), chegou a ser questionada pela municipalidade no Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, por meio da ação ajuizada (nº 100120009350).

O Tribunal Pleno do TJES acabou julgando improcedente a referida ação de inconstitucionalidade, decisão que foi comunicada oficialmente ao legislativo martinense em março de 2013.

De acordo com o vereador Ivan Paganini, o desconto no IPTU vinculado à seletividade de resíduos, por exemplo, acaba estimulando o cidadão a vivenciar em seu cotidiano a questão ambiental, além de inseri-lo em ações que contribuem efetivamente com o desenvolvimento sustentável do nosso município.


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Rogério Kröhling toma posse como presidente do legislativo martinense

por AssCom última modificação 24/03/2015 08h52
Sessão solene de instalação dos trabalhos legislativos de 2015 acontece em fevereiro.
Rogério Kröhling toma posse como presidente do legislativo martinense

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O vereador Rogério Luiz Kröhling (PSB), empossado no último dia 2 de janeiro como novo presidente da Câmara Municipal de Domingos Martins, juntamente com os demais membros da Mesa Diretora e das comissões permanentes, iniciou na manhã da última segunda-feira (5) seu trabalho à frente do legislativo municipal.

Como é habitual, percorreu todos os departamentos da Casa, cumprimentando cada funcionário pelo nome, gesto diário repetido há anos.

Em seguida, realizou a primeira reunião de sua administração com a participação do corpo técnico da CMDM, que foi iniciada com uma oração ecumênica.

Em seu pronunciamento, agradeceu a Deus pela oportunidade de comandar o parlamento martinense pela primeira vez e aos colegas vereadores pela confiança na escolha, realizada em agosto de 2014 por meio de votação em sessão especial.

Ainda na oportunidade, reafirmou o compromisso em fazer uma administração austera e transparente, buscando, com a ajuda dos servidores e demais parlamentares, corrigir os eventuais equívocos e ampliar os avanços administrativos e políticos da gestão passada.

De acordo com Rogério, a compra ou construção da sede própria da câmara, uma reforma administrativa que permita a redução e a valorização do quadro funcional, a melhoria na qualidade da produção legislativa e o resgate da imagem da instituição perante a sociedade estão entre as principais metas da nova Mesa Diretora.

A sessão solene de instalação dos trabalhos legislativos desse ano, com a apresentação do plano de gestão para o biênio 2015 – 2016, será realizada no dia 24 de fevereiro de 2014 (terça-feira), às 19 horas, na sede da Câmara.

Os termos de posse dos membros da Mesa Diretora e das comissões permanentes para a gestão dos próximos dois anos foram publicados no Diário Oficial dos Municípios do Espírito Santo (DOM/ES), nas páginas 22 e 23 da edição do dia 6 de janeiro de 2015.

O recesso parlamentar da CMDM, iniciado no dia 15 de dezembro de 2014, conforme determina o Regimento Interno, vai até o dia 15 de fevereiro de 2015.

 

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Recesso parlamentar da CMDM vai até o dia 15 de fevereiro

por AssCom última modificação 19/03/2015 14h46
Departamentos do legislativo martinense funcionam normalmente desde o dia 5 de janeiro.

A Câmara Municipal de Domingos Martins, conforme determina o Regimento Interno, iniciou no dia 15 de dezembro de 2014 o seu recesso parlamentar.

A Mesa Diretora tornou pública a referida informação durante a 22ª e última sessão ordinária do legislativo no ano de 2014, realizada na noite do último dia 9 de dezembro.

Assim que for definido, o novo calendário legislativo para 2015 será amplamente divulgado. O recesso vai até o dia 15 de fevereiro.


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18ª Sessão Ordinária do ano será realizada em nova data

por AssCom última modificação 31/08/2015 11h21
A referida reunião plenária foi transferida para o dia 28 de outubro.
18ª Sessão Ordinária do ano será realizada em nova data

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Informamos que a 18ª Sessão Ordinária de 2014, previamente agendada para acontecer no dia 21 de outubro, foi transferida para o dia 28 de outubro de 2014 (terça-feira), às 19 horas, em virtude da realização da Sessão Solene que será promovida pelo legislativo martinense no próximo dia 20 de outubro, no Auditório da Escola Mariano Ferreira de Nazareth (antigo CNEC), em homenagem os 121 anos de emancipação político-administrativa do município.



ALTERAÇÃO NO CALENDÁRIO DE SESSÕES:

18ª Sessão Ordinária de 2014

NOVA DATA: 28 de outubro de 2014 (terça-feira)

HORÁRIO: às 19 horas

LOCAL: Plenário Paulo Lorenzoni



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Câmara de Domingos Martins inicia trabalhos legislativos de 2014

por AssCom última modificação 31/08/2015 11h28
A Sessão Solene de abertura foi realizada na noite do dia 18 de fevereiro, seguida da 1ª Sessão Ordinária do ano.
Câmara de Domingos Martins inicia trabalhos legislativos de 2014

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Após o recesso parlamentar do mês de janeiro, foram abertos na noite do último dia 18 de fevereiro os trabalhos legislativos de 2014 na Câmara Municipal de Domingos Martins, por meio da realização de Sessão Solene e da primeira sessão plenária do ano.

O momento cívico foi marcado pela bela execução do hino nacional na voz da cantora Letícia Santana, acompanhada por Tony Ribeiro no violão, e por pronunciamentos oficiais de boas vindas.


Presentes ao evento, realizado no plenário Paulo Lorenzoni, munícipes e diversas autoridades, como o Promotor Doutor Evaldo Teixeira, o ex-presidente da CMDM Eduardo José Ramos, Doutor Afonso Pilro e Ricardo Ewald, gerente do setor de Negócios Sociais do Hospital Evangélico de Vila Velha, além do prefeito Carlinhos Borboleta, que estava acompanhado por alguns secretários municipais. Em seguida foi realizada a 1ª Sessão Ordinária de 2014.

              1ª Sessão 2014 texto       

De acordo com o presidente da Casa, vereador Julio Pequiá, é fundamental que a sociedade participe mais das sessões e eventos promovidos pela CMDM, pois acredita que esse será um ano bem produtivo no legislativo martinense, com a aprovação de matérias que tragam melhorias na vida dos nossos cidadãos e o desenvolvimento econômico e social de Domingos Martins.


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Abertura da do Brilho de Natal encanta moradores e turistas

por AssCom última modificação 31/08/2015 11h28
Em sua 17ª edição, o evento terá intensa programação até o dia 6 de janeiro de 2014.
Abertura da do Brilho de Natal encanta moradores e turistas

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Na noite do último dia 6 de dezembro, milhares de pessoas estiveram na praça Arthur Gerhardt, no centro de Campinho, para acompanhar a solenidade oficial que abriu a 17ª edição do Brilho de Natal de Domingos Martins.


Após um belo show pirotécnico, todos acompanharam o acender de cerca de meio milhão de lâmpadas ornamentais, que proporcionaram um espetáculo visual natalino que encantou autoridades, moradores e turistas presentes.


Além da tradicional chegada de Papai Noel, a festa contou com apresentações musicais da Banda da Polícia Militar e dos corais da Arcellor Mittal e de Marechal Floriano "Piu Bello, além do badalar dos sinos da Igreja Luterana e da execução de temas musicais alusivos à data.

  Brilho de Natal autoridades

Entre as autoridades que acompanharam a abertura do evento, feita pelo pastor luterano Valdecir Foester, estavam o prefeito de Domingos Martins Luiz Carlos Prezoti Rocha e o vice-prefeito Dr. Manoel Barcelos, o Secretário municipal de Turismo e Esportes, Wellington Bleidorn, o Secretário estadual de Turismo, Alexandre Passos e o prefeito de Marechal Floriano, Lidiney Gobbi.

Brilho de Natal fogosOs vereadores Divino de Souza Fernandes (PT), Emerson Monhol (PT), Leandro Thomes (PV) e Rogério Kröhling (PSB) estiveram no palanque oficial representando o legislativo martinense durante a cerimônia.

A importância do Brilho de Natal para o turismo do município foi a o tema central dos pronunciamentos da noite, bem como o valor data como momento de reflexão entre os cristãos e de solidariedade com o próximo.

O Brilho de Natal de Domingos Martins será realizado até o dia 6 de janeiro, contando com intensa programação cultural. No dia 13 de dezembro, as versões do evento em Pedra Azul e Paraju serão inauguradas.


(Clique aqui e veja a programação completa).

 Brilho de Natal portal

Fotos: Hudson Luiz Entringer

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Legislativo martinense devolve mais de R$ 300 mil à prefeitura

por AssCom última modificação 04/01/2023 16h28
O projeto de lei que viabilizou o repasse foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares martinenses.
Legislativo martinense devolve mais de R$ 300 mil à prefeitura

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O Projeto de Lei nº 107/2013, de autoria da Mesa Diretora da CMDM, que autoriza a transferência de recursos financeiros ao Poder Executivo Municipal no valor de R$ 314.858,06 (trezentos e quatorze mil, oitocentos e cinquenta e oito reais e seis centavos) foi aprovado por unanimidade durante a 14ª sessão do ano, realizada no dia 26 de setembro.

A nova lei (Lei nº 2.552/2013) foi sancionada pelo prefeito Luiz Carlos Prezoti Rocha no dia seguinte (27/09) e publicada no Diário Oficial do Espírito Santo no dia 30 do mesmo mês.

 

De acordo com a justificativa do referido PL, situação financeira salutar da Câmara possibilitou o repasse do recurso à prefeitura, sem comprometimento no cumprimento das obrigações financeiras de caráter continuado do legislativo martinense. Ainda de acordo com o texto, a iniciativa deverá viabilizar o início de novos projetos do Executivo Municipal no sentido de se promover políticas públicas em favor de todas as comunidades do município.

 

Foto: Hudson Luiz Entringer

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ACE e CDL de Domingos Martins têm nova diretoria

por AssCom última modificação 31/08/2015 11h28
A escolha aconteceu na noite do último dia 7 de fevereiro, por meio de Assembleia Extraordinária.
ACE e CDL de Domingos Martins têm nova diretoria

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A ACE-DM – Associação Comercial e Empresarial de Domingos Martins e a CDL-DM – Câmara de Dirigentes Lojistas de Domingos Martins realizaram no último dia 07 de fevereiro de 2013, às 19 horas, na sede das entidades, Assembleia Extraordinária para a escolha e posse da nova diretoria.


Confira a nova composição:



Diretoria Executiva:


- Diretor Presidente: Geruza Lúcia Reinholz de Nazareth.

- Diretor Administrativo e Financeiro: Eudes Mário Trarbach.

- Diretor Social: Eduardo José Ramos.


Conselho Fiscal:

Aderval Faller, Emanoele Furlan Biancardi, Zilneth Gonçalves.


Suplentes: Galdino do Nascimento, Maria de Fátima Calmon, José Luiz Barcelos de Almeida.

 

 

Fotos e colaboração: Celina Pagung

Agradecimentos: Christine Klein (ACE-DM e CDL-DM)


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Adesão das Câmaras à Rede de TV Digital é tema de Audiência na ALES

por AssCom última modificação 31/08/2015 11h28
O evento, que teve a participação da CMDM, foi o primeiro passo para a implantação da TV legislativa gratuita em nosso município.

Na manhã do último dia 2 de abril foi realizada Audiência pública no Plenário Dirceu Cardoso da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES), com o objetivo de discutir os aspectos que envolvem o processo de adesão das Câmaras Municipais à Rede Legislativa de TV digital.

O evento foi promovido pela Comissão de Cultura e Comunicação Social da ALES, presidida pela deputada Luzia Toledo (PMDB), e contou com a presença de presidentes e representantes de cerca de 30 casas legislativas do estado.


ALES 1Foi também resultado da participação capixaba no Seminário Internacional sobre Regulação da Comunicação Pública, realizado em Brasília entre os dias 21 e 23 de março, onde o tema “Rede de TV Legislativa Digital” foi amplamente debatido. A CMDM se fez presente durante os três dias de seminário, representado pela Secretaria Geral Administrativa e por servidores dos setores de tecnologia da informação e comunicação social.

Participaram ainda os deputados Claudio Vereza (PT), vice-presidente da Comissão, e Sandro Locutor (PV), além do Secretário de Comunicação da ALES, Arthur Wernersbach Neves, da Coordenadora Especial da TV Assembleia, Patrícia Bravin, do diretor-presidente do sistema Rádio e TV Espírito Santo (RTV-ES), jornalista Sérgio Egito e do engenheiro da Coordenação de Infraestrutura Técnica da Câmara Federal, Luiz Flavio Menezes, que veio direto de Brasília para tirar dúvidas referentes ao processo.

Cerca de 30 municípios participaram da audiência e as maiores dúvidas foram em relação aos custos de implantação do modelo. O Presidente da CMDM, vereador Eduardo José Ramos, esteve presente, acompanhado pelos profissionais responsáveis pela Assessoria de Comunicação da Casa.

ALES 2O engenheiro Menezes explicou o processo burocrático e técnico para que as Câmaras façam a adesão à Rede Legislativa e estimou um custo aproximado de R$ 250 mil para compra e instalação dos equipamentos, ressaltando que esse custo é variável.

A Rede Legislativa prevê a união de todas as TVs legislativas num mesmo canal com sinal digital, envolvendo a Câmara dos Deputados, Senado, Assembleias Legislativas e Câmaras de vereadores. A TV digital tem finalidade de ser aberta, livre e gratuita, com multiprogramação que permitirá a transmissão de 24 horas de conteúdo voltado para sessões, debates de interesse público, cultura do município e comissões. A TV da Câmara de São Paulo, projeto piloto do formato, em breve estará no ar, sendo referência para todo o país.

De acordo com Patrícia Bravin, o acordo assinado com a Câmara dos Deputados prevê que a Assembleia Legislativa ofereça ajuda as câmaras municipais na obtenção de canal aberto para as suas televisões. Serão realizados mais encontros para se debater o processo, criando um valioso mecanismo de comunicação entre os legislativos municipais que juntos poderão instalar as TVs em seus municípios, compartilhando conhecimento técnico.

TV DigitalNa última semana, a Câmara Municipal de Domingos Martins encaminhou à Câmara dos Deputados carta declarando o interesse em firmar convênio para adesão à Rede Legislativa de TV Digital, reconhecendo o valor deste projeto para a democracia, por privilegiar a transparência dos debates parlamentares em canal aberto e acessível a todos os cidadãos.

No documento, a CMDM declarou ainda a disponibilidade da Casa em cumprir com as responsabilidades advindas da parceria, aproveitando para solicitar à equipe técnica da TV Câmara a viabilização junto à ANATEL da autorização (consignação) para que possam ser transmitidos os trabalhos de Câmara Municipal de Domingos Martins em canal aberto.

Foi dado assim o primeiro passo para que, num futuro próximo, tenhamos em nosso município uma TV legislativa gratuita e aberta, que ofereça aos cidadãos maior visibilidade sobre o que é produzido pelo seu vereador, ampliando a participação popular nas decisões surgidas no ambiente parlamentar que interferem diretamente no seu cotidiano.


Fotos: Thagner Kuster

Jorge Moysés Monteiro e Thagner Kuster
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