Notícias

por Interlegis — última modificação 07/06/2023 10h03
Lista de notícias da Câmara Municipal de Domingos Martins.

Gestão da CMDM: confira o Relatório/SCI do mês de Dezembro

por AssCom última modificação 10/01/2017 08h48
O documento é desenvolvido mensalmente pela Secretaria de Controle Interno da Casa, ampliando a transparência de seus atos administrativos .

O último Relatório/SCI do ano, contendo informações referentes às ações desenvolvidas pela atual gestão da Câmara de Domingos Martins no mês de dezembro de 2016, já está disponível para consulta pública no portal da CMDM na internet.

Para visualizá-lo ou fazer o download do arquivo, clique aqui.

Para visualizar ou fazer o download dos relatórios anteriores, clique aqui.



Assessoria de Comunicação - CMDM-ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226



Câmara funciona em horário especial durante o verão

por AssCom última modificação 31/01/2017 13h31
Medida tem como objetivo evitar o aumento excessivo da despesa com o consumo de energia elétrica.

Em virtude do aumento do consumo de energia elétrica verificado nesta época do ano, e do consequente impacto nas despesas da Câmara, foi determinado pelo novo presidente da Casa, vereador Julio Maria Christ (PPS), um horário especial de trabalho para os servidores do Legislativo, que passou a vigorar no dia 4 de janeiro.

Até o dia 31 de março, fica estabelecido o expediente de 8h às 14h, ininterruptamente, de segunda a sexta (Portaria nº 3, de 2 de janeiro de 2017).

Em dias de sessões plenárias, o funcionamento dos trabalhos será em horário regular.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226

 

Definidas as comissões permanentes para o biênio 2017/2018

por AssCom última modificação 24/01/2017 11h55
Os novos integrantes foram eleitos na noite desta segunda (2), por meio de sessão especial.

Os vereadores recém-empossados de Domingos Martins se reuniram novamente na noite de ontem (2) para eleger os integrantes das comissões permanentes da Câmara para os próximos dois anos.

A escolha ocorreu por meio de votação aberta, em sessão especial, a segunda da nova legislatura.

Veja como ficou a composição de cada uma delas:

 

COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO FINAL:

EDUARDO JOSÉ RAMOS (PSDB) - Presidente

JOSÉ GAGNO (PSD) - Secretário

HELOISIO RODRIGUES ALVES (PEN) - Relator

 

COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO:

JEFFERSON HAND (PSDB) - Presidente

ROGÉRIO MANZOLI (PV) - Secretário

MANOEL DE OLIVEIRA BARCELOS JÚNIOR (DEM) - Relator

 

COMISSÃO DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS:

HELOISIO RODRIGUES ALVES (PEN) - Presidente

JOSÉ GAGNO (PSD) - Secretário

EDUARDO JOSÉ RAMOS (PSDB) - Relator

 

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E ASSISTÊNCIA:

ROGÉRIO MANZOLI (PV) - Presidente

MANOEL DE OLIVEIRA BARCELOS JÚNIOR (DEM) - Secretário

EDUARDO JOSÉ RAMOS (PSDB) - Relator

 

COMISSÃO DE CULTURA, TURISMO E DESPORTO:

JOSÉ GAGNO (PSD) - Presidente

EDUARDO JOSÉ RAMOS (PSDB) - Secretário

ROGÉRIO MANZOLI (PV) – Relator

 

COMISSÃO DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE:

JOSÉ GAGNO (PSD) - Presidente- Presidente

JEFFERSON HAND (PSDB) - Secretário

ROGÉRIO MANZOLI (PV) – Relator

 

As comissões permanentes têm por objetivo estudar e emitir pareceres quanto à legalidade e viabilidade dos projetos de lei que tramitam na Casa.

Os membros da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar serão escolhidos após o início das atividades legislativas, em fevereiro.

- Para acessar o áudio da sessão especial de eleição das comissões permanentes (2017/2018), clique aqui.

- Para visualizar a galeria completa de fotos da eleição das comissões permanentes (2017/2018), clique aqui.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226



Vereadores tomam posse e elegem a nova Mesa Diretora

por AssCom última modificação 18/01/2017 13h21
A chapa liderada pelo vereador Julio Christ (PPS) foi eleita para administrar a Casa nos próximos dois anos.

Os novos prefeito, vice-prefeito e vereadores de Domingos Martins eleitos no pleito do ano passado tomaram posse na manhã de ontem (1º), em cerimônia realizada no coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt, em Campinho.

A solenidade, organizada pela Câmara e conduzida pela Cerimonialista Elma da Penha Hortolani, contou com a presença de grande público e autoridades das três esferas de governo, sendo presidida pelo vereador Manoel de Oliveira Barcelos Júnior (DEM), o mais votado em 2016, com 1.127 votos.

Além dos ritos oficiais, dos discursos de agradecimento e da mensagem reflexiva proferida pelo Tenente Coronel da Polícia Militar, Marcelo Muniz, o evento foi ainda marcado pelas participações musicais da jovem Barbara Rocha, de Eden Schwambach e do tradicional Grupo Cultural Martinense.

Dos 13 vereadores empossados, 8 chegam pela primeira vez ao parlamento municipal, uma renovação equivalente a 61,5 %, ficando PV e PSD com duas cadeiras cada um na nova legislatura.

Na parte da tarde, na sede da CMDM, aconteceu a eleição da Mesa Diretora da Casa para o próximo biênio (2017/2018), com o registro de duas chapas:

CHAPA A

Presidente: JULIO MARIA CHRIST – PPS                                                                

1º Vice-Presidente: JOSÉ GAGNO - PSD

1º Secretário: HELOISIO RODRIGUES ALVES - PEN

2º Vice-Presidente: ROGÉRIO MANZOLI - PV

2º Secretário: MANOEL DE OLIVEIRA BARCELOS JÚNIOR – DEM

 

CHAPA B

Presidente: DIOGO ENDLICH - PV                                                                          

1º Vice-Presidente: SILVESTRE ALVES DE OLIVEIRA - SD

1º Secretário: NELSON SOARES DA SILVA JÚNIOR - PDT

2º Vice-Presidente: SANDRA CHRISTINA NEITZKE CHRIST - PSC

2º Secretário: GERSON CANAL – PSD

 

Por meio de votação secreta, a CHAPA A foi escolhida para administrar o Legislativo de Domingos Martins até o final de 2018, obtendo 7 votos no total.

Nesta segunda-feira (2), serão escolhidos os membros das comissões permanentes para o mesmo período, em sessão especial que começa às 19 horas, no Plenário Paulo Lorenzoni.                                                        

As atividades legislativas terão início em fevereiro, devido ao recesso parlamentar deste mês.

 

- Para acessar o áudio da sessão solene de posse, clique aqui.

- Para acessar o áudio da sessão especial que elegeu a nova Mesa Diretora, clique aqui.

- Para visualizar a galeria completa de fotos da sessão solene de posse, clique aqui.

- Para visualizar a galeria completa de fotos da eleição da nova Mesa Diretora, clique aqui.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226

 

 

 

Vereadores eleitos tomam posse em Campinho no domingo (1º)

por AssCom última modificação 30/12/2016 11h15
Solenidade será realizada no coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt, às 10 horas.

Na manhã do próximo domingo, 1º de janeiro, prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos em Domingos Martins nas eleições de 2 outubro serão empossados por meio de Sessão Solene da Câmara de Domingos Martins, que acontece na Praça Dr. Arthur Gerhardt, em Campinho.

Na parte da tarde, às 15 horas, será eleita a nova Mesa Diretora da Casa para o biênio 2016/2017, em Sessão Especial na sede do Legislativo martinense.

Confira a programação completa:

 

Data: 1º de janeiro de 2017 (domingo).

9h – Culto (Igreja Evangélica de Confissão Luterana, Praça Dr. Arthur Gerhardt, nº 61, Centro, Domingos Martins).

10h – Sessão Solene de posse (Coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt, Centro).

15h – Sessão Especial – Eleição da Mesa Diretora - Biênio 2016/2017 (Rua Roberto Carlos Kautsky, nº 401 – Centro).

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226

 

Comunicado sobre funcionamento da Câmara nesta sexta (30)

por AssCom última modificação 30/12/2016 08h36
Excepcionalmente nesta data, o expediente de trabalho na CMDM será das 8h às 11h30.

Em atenção ao que determina a Portaria nº 216, de 28 de dezembro de 2016, informamos que no dia 30 de dezembro (sexta-feira), a Câmara Municipal de Domingos Martins irá funcionar, excepcionalmente, das 8h às 11h30.

O expediente de trabalho volta ao normal no dia 2 de janeiro (segunda-feira): das 8h às 11h30 e das 12h30 às 15h.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226



Legislativo martinense extingue cargos em comissão

por AssCom última modificação 05/01/2017 12h50
Foram extintos 23, no total. A criação de cargos também fica proibida com nova legislação, que entra em vigor no dia 1º de janeiro de 2017.

A Câmara de Domingos Martins passará a ter na nova legislatura que se inicia no próximo domingo (1º) um número menor de cargos comissionados disponíveis para nomeação.

A atual Mesa Diretora da Casa extinguiu neste ano 21 cargos de provimento em comissão, por meio de dois projetos de lei (PL 34/2016 e PL 48/2016), já sancionados pelo Executivo (Leis Municipais nº 2.759/2016 e nº 2.775/2016), em cumprimento ao que determina o Termo de Ajuste de Conduta nº 2, oriundo do Processo Administrativo nº 4/2007, do Ministério Público do Estado do Espírito Santo.

Entre outros dispositivos relacionados com a reestruturação da organização administrativa da CMDM presentes na nova legislação está a proibição da criação de novos cargos e a diminuição de 8 para 6 o quantitativo do cargo de “Assessor de Serviços Administrativos”, aumentando para 23 o número total dos que foram extintos.

Com isso, o Legislativo martinense contará com 39 cargos comissionados em sua estrutura, além de 8 servidores concursados, provocando uma economia significante em sua folha de pagamento mensal.

Foram extintos os seguintes cargos (quantitativo):

- Lei Municipal nº 2.759/2016*:

Secretário de Gabinete da Presidência (1), Assessor de Controladoria (1), Assessor Parlamentar (1), Assessor Parlamentar Adjunto (3), Coordenador de Serviços Legislativos (1), Coordenador de Serviços Administrativos (5) e Assessor de Serviços Legislativos (1).

Total: 13 cargos

- Lei Municipal nº 2.775/2016*:

Diretor de Gabinete da Presidência (1), Coordenador Parlamentar (1), Gerente de Gabinetes (1), Supervisor de Manutenção e Transportes (1), Assessor de Comissões Permanentes (1), Coordenador de Arquivo (1), Assessor de Recepção (1) e Coordenador de Protocolo (1).

Total: 8 cargos

* Clique no nº da lei para acessar seu conteúdo completo.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226

 

 

Câmara devolve mais de R$ 1 milhão ao Executivo

por AssCom última modificação 05/01/2017 13h00
Austeridade administrativa e redução de gastos dos últimos dois anos viabilizaram a transferência dos recursos financeiros para a prefeitura.

A política de austeridade administrativa implementada nos últimos dois anos pela atual gestão do Legislativo martinense, com a promoção de uma série de medidas e rotinas eficazes focadas no combate ao desperdício e otimização do gasto público, vem permitindo a transferência de recursos financeiros ao Executivo municipal, para que sejam investidos em áreas como cultura, assistência social e saúde.

As devoluções foram realizadas por meio de leis municipais, todas de autoria da Mesa Diretora da CMDM, e repasses dos rendimentos das aplicações financeiras.


Devoluções de recursos financeiros da Câmara para a Prefeitura (2015 – 2016):

 

- Projeto de Lei nº 9/2015 - R$ 151.720,62* (Lei Municipal nº 2.686/2015).

- Projeto de Lei nº 23/2015 - R$ 150.000,00 (Lei Municipal nº 2.700/2015).

- Projeto de Lei nº 51/2015 - R$ 60.000,00 (Lei Municipal nº 2.718/2015).

- Rendimentos das aplicações financeiras em 2015: R$ 41.421,74.

- Projeto de Lei nº 19/2016 - R$ 450.000,00** (Lei Municipal nº 2.741/2016).

- Projeto de Lei nº 24/2016 - R$ 300.000,00 (Lei Municipal nº 2.747/2016).

- Projeto de Lei nº 51/2016 - R$ 100.000,00 (Lei Municipal nº 2.773/2016).

- Projeto de Lei nº 57/2016 - R$ 100.000,00 (Lei Municipal nº 2.779/2016).

- Rendimentos das aplicações financeiras em 2016: R$ 53.728,86.

 

Valor total das transferências: R$ 1.406.871,22.


* Recursos provenientes do exercício financeiro de 2014.

** Recursos provenientes do exercício financeiro de 2015.

 

Fonte: Secretaria Contábil da CMDM/ES e SAPL (Legislação).


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226



Comunicado sobre funcionamento da Câmara na sexta (23)

por AssCom última modificação 28/12/2016 08h40
Excepcionalmente nesta data, o expediente de trabalho da Casa será das 8h às 11h30.

Em atenção ao que determina a Portaria nº 191, de 20 de dezembro de 2016, informamos que no dia 23 de dezembro (sexta-feira), a Câmara Municipal de Domingos Martins irá funcionar, excepcionalmente, das 8h às 11h30.

O expediente de trabalho volta ao normal no dia 26 de dezembro (segunda-feira): das 8h às 11h30 e das 12h30 às 15h.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM-ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226



Servidoras e estagiários da CMDM concluem capacitação

por AssCom última modificação 30/12/2016 10h27
Curso de Recepção e Atendimento foi promovido gratuitamente pela Câmara.

Buscando constantemente aprimorar a qualidade dos serviços disponibilizados ao cidadão pelo Legislativo, a Unidade de Capacitação Interna da CMDM promoveu mais um curso voltado para servidores e estagiários da Casa, desta vez sobre “Recepção e Atendimento”.

Realizado nos dias 28, 29 e 30 de novembro e abordando temas como ética no serviço público, relações humanas, além da legislação específica, o curso foi ministrado pela Secretária Elma da Penha Hortolani, com uma carga horária total de 7 horas/aula.

Participaram da capacitação as servidoras Ana Clara Merscher, Andréia Hell Plaster, Evânia Schwambach, Luciene Regina Trarbach Krohling, Luzinete Capelini Welff e Poliana dos Santos de Almeida e os estagiários João Victor Lopes Klein Christ, Carla Schenider Wandekoke, Gabriela Sartorio H. Fachetti, Kassandra Candido Pereira de Souza e Sabrina Emelly Gomes Plaster.

A UCI da Câmara de Domingos Martins é reconhecida pela Secretaria de Gestão e Recursos Humanos do Governo do Estado (Certificado INOVES registrado sob o nº 086).

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226


 

Lei Orçamentária do município para 2017 é sancionada

por AssCom última modificação 30/12/2016 10h21
Receitas e despesas do próximo exercício financeiro estão estimadas em R$ 97 milhões.

O prefeito Carlinhos Borboleta sancionou no início do mês a Lei Orçamentária do município para 2017 (Lei nº 2.777/2016), que estima a receita e fixa a despesa em 97 milhões de reais.

A matéria original (PL 45/2016), de autoria do próprio Executivo, havia sido aprovada por unanimidade pela Câmara, sem emendas, em dois turnos de votação.

A LOA de 2017 foi publicada no Diário Oficial dos Municípios do Espírito Santo na edição do dia 9 de dezembro.

Para visualizar ou fazer o download da Lei nº 2.777/2016, clique aqui.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226



 

Gestão da Câmara: confira o Relatório/SCI do mês de Novembro

por AssCom última modificação 15/12/2016 10h16
Documento tem contribuído com o controle externo sobre a governança do Legislativo martinense.

As informações referentes às ações desenvolvidas pela atual gestão da Câmara de Domingos Martins no mês de novembro deste ano já estão disponíveis para consulta pública no portal da entidade na internet, por meio de Relatório desenvolvido pela Secretaria de Controle Interno da CMDM.

Para visualizar ou fazer o download do Relatório/SCI - Novembro/2016, clique aqui.

Para visualizar ou fazer o download dos relatórios anteriores, clique aqui.



Assessoria de Comunicação - CMDM-ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226

 

22ª Sessão Ordinária de 2016: resultado, áudio e fotos

por AssCom última modificação 23/12/2016 08h15
A última sessão ordinária do ano foi realizada no dia 13 de dezembro, no Plenário Paulo Lorenzoni.

A Câmara de Domingos Martins realizou no dia 13 de dezembro a última sessão ordinária do ano e da atual legislatura, contando com a presença de todos os parlamentares em plenário.

Antes da deliberação das matérias da pauta da noite foram entregues, por meio de solenidade oficial, Diplomas de Menção Honrosa da Câmara aos seguintes homenageados: Grupo Mountain Bike Clube Cidade do Verde, EMEF Eugênio Pinto Santana, EEEFM Gisela Salloker Fayet, Dr. Evaldo Teixeira e Fátima Cristini Santana Feitosa.

- Para acessar o resumo e o áudio da sessão, clique aqui .

- Para acessar a galeria completa de fotos da sessão, clique aqui .

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226


Vereadores eleitos são diplomados pela Justiça Eleitoral

por AssCom última modificação 21/12/2016 08h52
A solenidade de diplomação foi conduzida pelo Cerimonial do Legislativo martinense na tarde do último dia 12 de dezembro.

Os representantes da sociedade martinense pelos próximos quatro anos nos poderes Executivo e Legislativo do município foram diplomados pela Justiça Eleitoral Estadual em cerimônia realizada no último dia 12 de dezembro, no auditório da Escola Mariano Ferreira de Nazareth, na sede.

A solenidade, conduzida pela Cerimonialista da Câmara de Domingos Martins, Elma da Penha Hortolani, foi presidida pela Juíza Eleitoral da 15ª Zona Eleitoral, Drª Mônica da Silva Martins, que fez a entrega dos diplomas aos eleitos em Domingos Martins e Marechal Floriano no pleito de outubro passado.

Compuseram a mesa de autoridades o Doutor Evaldo Teixeira, promotor eleitoral, Marcelo Etienne Lieutaud, chefe do cartório eleitoral local, Luiz Carlos Prezoti Rocha, prefeito de Domingos Martins, e o Capitão Edinei Balbino de Souza, representando a 6ª Cia Independente da Polícia Militar do Espírito Santo.

Pelo município foram diplomados Wanzete Kruger (PSD) e Romeu Stein (PSDB), prefeito e vice-prefeito, respectivamente, e os vereadores Alexandro Kill (PDT), Diogo Endlich (PV), Eduardo José Ramos (PSDB), Gerson Canal (PSD), Heloisio Rodrigues Alves (PEN), Jefferson Hand (PSDB), José Gagno (PSD), Julio Maria Christ (PPS), Manoel de Oliveira Barcelos Junior (DEM), Nelson Soares da Silva Júnior (PDT), Rogério Manzoli (PV), Sandra Christina Neitzke Christ (PSC) e Silvestre Alves de Oliveira (SD).

A posse nos respectivos cargos será realizada no dia 1º de janeiro de 2017, na praça Doutor Arthur Gerhardt, em Campinho, a partir das 9 horas da manhã, por meio de solenidade oficial do Cerimonial do Legislativo martinense, que atuou na diplomação desta segunda com a colaboração dos servidores Alex Kiefler, Ana Clara Merscher, Luciene Trarbach e Jorge Monteiro.

- Para acessar a galeria completa de fotos da solenidade, clique aqui .

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226


Confira a pauta da 22ª Sessão Ordinária de 2016

por AssCom última modificação 12/12/2016 14h28
A sessão será realizada nesta terça-feira (13), a partir das 18 horas, no Plenário Paulo Lorenzoni.

O Legislativo martinense realiza nesta terça-feira, 13 de dezembro, a partir das 18 horas, a 22ª e última sessão ordinária do ano.

Antecedendo os trabalhos em plenário, haverá solenidade de entrega do Diploma de Menção Honrosa da CMDM aos seguintes homenageados:

- Dr. Evaldo Teixeira

- Fátima Cristini Santana Feitosa

- Denílson Aparecido Garcia

- EMEF Eugênio Pinto Santana

- EEEFM Gisela Salloker Fayet

- Grupo Mountain Bike Clube Cidade do Verde

 

Para fazer o download da pauta da sessão ou visualizá-la, clique aqui.


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226



Resumo da 5ª Sessão Extraordinária de 2016

por AssCom última modificação 08/12/2016 15h01
A sessão foi realizada na manhã desta quinta-feira (8), no Plenário Paulo Lorenzoni.

O Legislativo martinense promoveu na manhã de hoje (8) a 5ª reunião extraordinária do ano. Estavam presentes 6 parlamentares em plenário. Por falta de quorum, o presidente Rogério Kröhling (PSB) abriu a sessão e a encerrou em seguida.

Os vereadores Chico Braga (PSB), Darcy Raasch (PR), Divino de Souza Fernandes (PT), Gil Canal (PSDB), Ivan Luiz Paganini (PMDB), Osmar José de Oliveira (SD) e Sandra Christina Neitzke Christ (PV) não compareceram à sessão.

- Para acessar o resumo e o áudio da sessão, clique aqui .

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226



Confira a pauta da 5ª Sessão Extraordinária de 2016

por AssCom última modificação 07/12/2016 14h40
A sessão será realizada nesta quinta-feira (8), a partir das 10 horas, no Plenário Paulo Lorenzoni.

A Câmara de Domingos Martins realiza nesta quinta-feira, 8 de dezembro, a partir das 10 horas, a 5ª sessão extraordinária de 2016.

Para fazer o download da pauta da referida sessão ou visualizá-la, clique aqui.


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226




Resumos da 21ª Sessão Ordinária e da 4ª Extraordinária

por AssCom última modificação 15/12/2016 08h28
As sessões foram realizadas na noite do dia 6 de dezembro, no Plenário Paulo Lorenzoni.

O Legislativo martinense promoveu na noite do último dia 6 de dezembro duas sessões: a 21ª ordinária e a 4ª extraordinária do ano.

Estavam presentes 12 parlamentares em plenário. O vereador Chico Braga (PSB) não compareceu à sessão.

Antes do início dos trabalhos em plenário, Angelino Zaager, Michel Koehler Trarbach, José Eugênio Vieira e Joel Guilherme Velten foram homenageados com o Diploma de Menção Honrosa da Câmara.

- Para acessar os resumos e o áudios da sessões, clique aqui .

- Para acessar a galeria completa de fotos das sessões, clique aqui .

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226



Pautas da 21ª Sessão Ordinária e da 4ª Extraordinária de 2016

por AssCom última modificação 06/12/2016 09h19
As sessões serão realizadas nesta terça-feira (6), a partir das 18 horas, no Plenário Paulo Lorenzoni.

A Câmara de Domingos Martins realiza nesta terça-feira, 6 de dezembro, a partir das 18 horas, a 21ª sessão ordinária do ano. Em seguida acontece a 4ª reunião extraordinária de 2016.

Antes do início dos trabalhos em plenário acontecerá a solenidade de entrega do Diploma de Menção Honrosa da CMDM.

Serão homenageadas na ocasião as seguintes personalidades:

- José Eugênio Vieira e Joel Guilherme Velten.

- Michel Koehler Trarbach.

- Angelino Zaager.

Para fazer o download das pautas das sessões ou visualizá-las, clique aqui.


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226




Gestão da Câmara: confira o Relatório/SCI do mês de outubro

por AssCom última modificação 25/11/2016 10h05
Documento é desenvolvido mensalmente pela Secretaria de Controle Interno do Legislativo martinense.

O Relatório/SCI contendo informações referentes às ações desenvolvidas pela atual gestão da Câmara de Domingos Martins no mês de outubro já estão disponíveis para consulta pública no portal da entidade na internet.

A divulgação mensal do documento desenvolvido pela Secretaria de Controle Interno da CMDM tem contribuído com o controle externo sobre a governança da instituição.

Para visualizar ou fazer o download do Relatório/SCI - Outubro/2016, clique aqui.

Para visualizar ou fazer o download dos relatórios anteriores, clique aqui.



Assessoria de Comunicação - CMDM-ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226



Resumos da 20ª Sessão Ordinária e da 3ª Extraordinária

por AssCom última modificação 15/12/2016 08h37
As sessões foram realizadas na noite do dia 22 de novembro, no Plenário Paulo Lorenzoni.

A Câmara de Domingos Martins promoveu na noite de 22 de novembro duas sessões: a 20ª ordinária e a 3ª extraordinária do ano.

Estavam presentes 12 parlamentares em plenário. O vereador Darcy Raasch (PR) não compareceu à sessão.

Na oportunidade, foi respeitado um minuto de silêncio pelo falecimento do presidente do Sindicato Rural de Domingos Martins e Marechal Floriano, Nilton Falcão, ocorrido na segunda-feira (21).

Falcão exerceu o mandato de vereador do município entre os anos de 2001 a 2004.

 

- Para acessar os resumos e o áudios da sessões, clique aqui .

- Para acessar a galeria completa de fotos das sessões, clique aqui .

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226




Pautas da 20ª Sessão Ordinária e da 3ª Extraordinária de 2016

por AssCom última modificação 22/11/2016 09h46
As sessões serão realizadas nesta terça-feira (22), a partir das 19 horas, no Plenário Paulo Lorenzoni.

O Legislativo martinense realiza nesta terça-feira (22), a partir das 19 horas, a 20ª sessão ordinária do ano. Em seguida acontece a 3ª reunião extraordinária de 2016.

Para fazer o download das pautas das sessões ou visualizá-las, clique aqui.


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226

 

 

Câncer de próstata: campanha divulga importância da prevenção

por AssCom última modificação 16/11/2016 14h06
O movimento “Novembro Azul” promove ações de conscientização sobre o tema durante todo o mês.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, entidades médicas vêm desde o início deste mês promovendo a campanha “Novembro Azul” em todo o mundo.

O movimento surgiu em 2003 na Austrália durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que é celebrado anualmente no dia em 17 de novembro.

Em 2012, a Sociedade Brasileira de Urologia e o Instituto Lado a Lado Pela Vida trouxeram a campanha para o Brasil. Desde então, já foram realizadas inúmeras ações em todo o país, como circuitos da saúde, palestras, além da distribuição de folhetos informativos e a iluminação de vários monumentos públicos. De acordo com o Instituto, só na edição do ano passado foram impactadas cerca de 87 milhões de pessoas.

Em adesão ao movimento, a Secretaria Municipal de Saúde realizará em novembro uma série de ações nas unidades de saúde do município. No próximo dia 19 (sábado), acontece um mutirão na US da sede com diversos serviços gratuitos, incluindo atendimento médico com solicitação de exames para rastreamento do câncer de próstata (PSA).

Para conhecer a campanha nacional “Novembro Azul”, clique aqui.

Mais informações e detalhes sobre o mutirão de saúde da SECSAU, clique aqui*.

*Fonte: www.domingosmartins.es.gov.br


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226


 

2ª Sessão Extraordinária de 2016: resultado, áudio e fotos

por AssCom última modificação 25/11/2016 10h15
A sessão foi realizada na manhã da última quinta-feira (10), no Plenário Paulo Lorenzoni.

O Legislativo martinense realizou na manhã da última quinta-feira (10) a 2ª reunião extraordinária do ano, com a presença de 10 parlamentares em plenário. Os vereadores Darcy Raasch (PR), Ivan Luiz Paganini (PMDB) e Leandro Agustinho Thomes (PV) não compareceram à sessão.

- Para acessar o resumo e o áudio da sessão, clique aqui .

- Para acessar a galeria completa de fotos da sessão, clique aqui .

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226




Municipalidade decreta ponto facultativo na segunda (14)

por AssCom última modificação 10/11/2016 14h22
Expediente de trabalho na Câmara de Domingos Martins será retomado na próxima quarta-feira, 16 de novembro, às 8 horas.

Não haverá expediente de trabalho na Câmara de Domingos Martins na próxima segunda-feira, 14 de novembro, em virtude do ponto facultativo decretado em todas as repartições públicas do município nesta data (Decreto Normativo n° 2.969/2016).

Informamos ainda que, excepcionalmente, a Câmara de Domingos Martins irá funcionar nesta sexta-feira (11) em horário especial, apenas na parte da manhã, de 8h às 11h30, conforme determina a Portaria nº 181/2016.

Os trabalhos no Legislativo martinense serão retomados no dia 16 de novembro (quarta-feira), às 8 horas.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM-ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226

 

Confira a pauta da 2ª Sessão Extraordinária do ano

por AssCom última modificação 10/11/2016 14h24
A sessão será realizada nesta quinta-feira (10), às 10 horas, no Plenário Paulo Lorenzoni.

Nesta quinta-feira (10), a partir das 10 horas, será realizada a 2ª reunião extraordinária da Câmara de Domingos em 2016.

Para fazer o download da pauta da referida sessão ou visualizá-la, clique aqui .


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226

 

Resumo, áudio e fotos da 19ª Sessão Ordinária de 2016

por AssCom última modificação 16/11/2016 14h22
A sessão foi realizada na noite do dia 8 de novembro, no Plenário Paulo Lorenzoni.

A Câmara de Domingos Martins realizou na noite de ontem (8) a 19ª reunião ordinária do ano, com a presença de todos os 13 parlamentares em plenário.

- Para acessar o resumo e o áudio da sessão, clique aqui .

- Para acessar a galeria completa de fotos da sessão, clique aqui .

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226



Pauta com as matérias integrantes da 19ª Sessão Ordinária de 2016

por AssCom última modificação 07/11/2016 15h00
A sessão será realizada nesta terça-feira (8), a partir das 19 horas, no Plenário Paulo Lorenzoni.

Nesta terça-feira (8), a partir das 19 horas, acontece a a 18ª reunião ordinária da Câmara de Domingos em 2016, objetivando a deliberação e o encaminhamento das proposições integrantes da pauta do dia.

Para fazer o download de seus conteúdos ou visualizá-la, clique aqui .


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226

 

Câmara recebe visita de Adolescentes Aprendizes do CIEE

por AssCom última modificação 10/11/2016 12h06
Estudantes vieram conhecer o funcionamento do arquivo físico da CMDM.

Na tarde do último dia 28 de outubro, alunos do município integrantes do Programa Adolescente Aprendiz do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) estiveram na sede da Câmara com o objetivo de conhecer o arquivo geral (físico) da instituição.

Durante a visita, os dezenove estudantes, que estavam acompanhados pela instrutora do CIEE em Domingos Martins, Adriana dos Santos Zardin Agrizzi, foram divididos em duas turmas.

O servidor Edson Guzzo e a estagiária Gabriela Fachetti conduziram a visitação, divulgando informações e esclarecimentos sobre o funcionamento do arquivo e demais departamentos da CMDM.

Ao final, todos foram recepcionados pela Secretária Geral da Casa, Elma da Penha Hortolani.

- Galeria de fotos (clique aqui).

 

Assessoria de Comunicação - CMDM-ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226


 

Repartições públicas municipais sem expediente no feriado prolongado

por AssCom última modificação 28/10/2016 11h21
Legislativo martinense retornará com suas atividades na próxima quinta (3/11).

Em virtude dos feriados da próxima semana, informamos que o expediente de trabalho da Câmara de Domingos Martins será retomado no dia 3 de novembro (quinta-feira), às 8 horas.

- 31 de outubro (segunda-feira) - Dia da Reforma (feriado municipal) *.

- 1º de novembro (terça-feira) - Dia do Servidor Público (transferido do dia 28 de outubro) *.

- 2 de novembro (quarta-feira) - Dia de Finados (feriado nacional) *.

(*) Fonte: Decreto Normativo nº 2962/2016 (www.domingosmartins.es.gov.br)


Assessoria de Comunicação - CMDM-ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226



Ações do documento