Notícias

por Interlegis — última modificação 07/06/2023 10h03
Lista de notícias da Câmara Municipal de Domingos Martins.

"Dia do Orquidófilo Martinense" relembra o saudoso Roberto Kautsky

por AssCom última modificação 23/05/2016 08h24
Data é celebrada anualmente no dia 23 de maio, em homenagem ao "Senhor das Orquídeas".

O "Dia do Orquidófilo Martinense”, instituído há dois anos por meio da Lei Municipal nº 2.626/2014 com o objetivo de referendar as realizações do saudoso Roberto Anselmo Kautsky, é comemorado nesta segunda-feira (23), data de seu nascimento.

A referida norma legal, de autoria do vereador Ivan Luiz Paganini (PMDB), estabelece que sejam promovidas anualmente homenagens ao “Senhor das Orquídeas” em todos os estabelecimentos de ensino fundamental e médio localizados no município, sempre durante a semana que antecede a data, com a realização de atividades diversas em torno dos seus feitos.

A lei prevê ainda solenidade alusiva ao homenageado na sessão ordinária mais próxima ao dia 23 de maio, a critério do Legislativo martinense.

Roberto Kautsky foi um dos idealizadores do Núcleo de Orquidófilos de Domingos Martins e Marechal Floriano, criado no ano de 1998 e presidido por Leodério Velten, tendo deixado como legado um valioso trabalho científico que se tornou referência mundial para estudiosos e amantes da orquidofilia.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM-ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226



 

Gestão da Câmara: divulgado Relatório/SCI do mês de abril

por AssCom última modificação 23/06/2016 09h29
Documento é desenvolvido mensalmente pela Secretaria de Controle Interno da CMDM.

A Secretaria de Controle Interno da Câmara de Domingos Martins divulgou o Relatório/SCI do mês de abril com a análise das principais ações desenvolvidas pela atual gestão do Legislativo martinense no período, levando-se em conta aspectos de natureza orçamentária, financeira, operacional, patrimonial e fiscal.

Mensalmente desenvolvido pela Controladoria Interna da Casa, o documento tem contribuído com o controle externo sobre a governança da instituição, estando disponível para consulta no website da Câmara.

Para visualizar ou fazer o download do Relatório SCI - Abril/2016, clique aqui.

Para visualizar ou fazer o download dos relatórios anteriores, clique aqui.



Assessoria de Comunicação - CMDM-ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226



Comunicado sobre acesso aos conteúdos do SAPL

por AssCom última modificação 25/05/2016 14h41
Manutenção no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) poderá acarretar indisponibilidade temporária do referido link.

Em virtude dos serviços de manutenção que estão sendo realizados no SAPL - Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, o acesso aos seus conteúdos por meio do link disponível na capa do portal desta Casa de Leis na internet (www.domingosmartins.es.leg.br) poderá eventualmente ser interrompido.

Neste caso, consultas ou dúvidas a eles relacionadas poderão ser obtidas diretamente com o setor de Tecnologia da Informação da Câmara de Domingos Martins - Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 228 (dias úteis, de 8h às 11h30 e de 12h30 às 15h).

Os links do site que não estão vinculados ao SAPL continuam funcionando normalmente, como o “Portal da Transparência”, “Legislação Municipal Consolidada” “Controle Interno”, “Diárias”, “Gestão de Pessoas”, “Licitações e Contratos”, “Orçamento e Finanças”, entre outros.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226

 

Resultado, áudio e fotos da 7ª Sessão Ordinária de 2016

por AssCom última modificação 24/05/2016 10h18
A sessão foi realizada na noite do dia 10 de maio, no Plenário Paulo Lorenzoni.

A Câmara de Domingos Martins realizou na noite da última terça (10) a 7ª reunião ordinária do ano, contando com a presença de 12 parlamentares em plenário. O vereador Nelson Luis Mayer (PMDB) teve sua ausência justificada.

- Para acessar o resultado e o áudio da sessão, clique aqui (*) .

* Em virtude dos serviços de manutenção que estão sendo realizados no SAPL - Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, o acesso aos seus conteúdos por meio do referido link, incluindo os referentes às sessões plenárias, poderá eventualmente ser interrompido. Neste caso, as consultas ou dúvidas relacionadas ao SAPL poderão ser obtidas diretamente com o setor de Tecnologia da Informação desta Casa de Leis - Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 228 (dias úteis, de 8h às 11h30 e de 12h30 às 15 h).

- Para acessar a galeria completa de fotos da sessão, clique aqui .


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226



Pauta com as matérias integrantes da 7ª Sessão Ordinária de 2016

por AssCom última modificação 10/05/2016 08h48
A sessão será realizada no dia 10 de maio, às 19 horas, no Plenário Paulo Lorenzoni.

O Legislativo martinense realizará na noite desta terça-feira (10), a partir das 19 horas, a 7ª Reunião Ordinária de 2016, objetivando o encaminhamento e a deliberação dos conteúdos da pauta do dia.

Para visualizá-la ou fazer o download das matérias que a integram, clique aqui.


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226



Sancionada lei que institui o hino oficial da Sommerfest

por AssCom última modificação 18/05/2016 12h50
A composição, escrita pelo maestro Guilherme José Brickwedde, homenageia os primeiros imigrantes alemães que chegaram ao estado.

Conhecida internacionalmente como uma das mais tradicionais festas populares do estado, a “Sommerfest”, realizada em Campinho anualmente no mês de janeiro para comemorar a chegada dos primeiros imigrantes alemães ao município, passa agora a ter um hino oficial.

Intitulada "O Imigrante Alemão no Espírito Santo", a referida composição, escrita (letra e música) no ano de 2002 pelo maestro Guilherme José Brickwedde e tocada regularmente pelo "Grupo Cultural Martinense" desde então, foi promovida à categoria de hino municipal, instituído por meio da Lei nº 2.734/2016, de autoria do vereador Ivan Luiz Paganini (PMDB), passando também a se tornar o tema musical oficial do evento.

Em depoimento incluído na justificativa do projeto original (PL 3/2016), sancionado na forma de lei pelo Executivo no mês passado, o maestro Willy afirma ter buscado com a canção prestar uma singela homenagem aos imigrantes que contribuíram com o crescimento do país, especialmente os alemães, relatando em sua bela letra a vinda, o trabalho e a integração que tiveram com a natureza e os costumes do nosso estado.

Para visualizar a Lei 2.734/2016 (incluindo anexos com letra e música), clique aqui.

 

O IMIGRANTE ALEMÃO NO ESPÍRITO SANTO (Letra)

1º – GLÓRIA E LOUVOR JESUS, SENHOR!

Meu adeus foi quando junto aos meus,

Minha pátria eu lá deixei,

Sei que nunca voltarei.

O meu pai, minha mãe e também meu irmão.

No meu pensamento sempre estarão.

Foi com lágrimas que eu embarquei

Ao encontro do porvir.

Com saudade, em terra nova.

Minha pátria enternecida,

Sinto estar longe de ti.

 

2º - GLÓRIA E LOUVOR SÓ A TI, SENHOR!

Novo lar eu construí,

Junto a pássaros a cantar,

Sob um sol sempre a brilhar.

E à noite, ao luar, a meu DEUS peço então,

Saúde, Paz e Sua proteção.

Com alegria eu lutarei,

Trabalhando sem cessar.

Surge aurora, tenho agora,

Alegria, todo encanto,

Desta terra abençoada.

Nosso ESPÍRITO SANTO.

(Autor: Guilherme José Brickwedde)

 

Assessoria de Comunicação - CMDM-ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226

Foto: Acervo CMDM/ES

 

 

6ª Sessão Ordinária de 2016: resultado, áudio e fotos

por AssCom última modificação 13/05/2016 10h59
A sessão foi realizada na noite do dia 26 de abril, no Plenário Paulo Lorenzoni.

Realizada na noite da última terça-feira (26), a 6ª reunião ordinária do Legislativo martinense em 2016 contou com a presença de 10 parlamentares em plenário. Os vereadores Leandro Agustinho Thomes (PV), Osmar José de Oliveira (SD) e Sandra Christina Neitzke Christ (PSC) justificaram suas ausências.

Após a sessão, os representantes do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Lúcio Erzog De Muner (Diretor Técnico) e Vera Lúcia Martins Santos (Chefe do Escritório local), fizeram uso da Tribuna Livre da Casa, onde apresentaram os resultados das ações desenvolvidas pelo órgão no município e em todo o estado durante o ano passado.

             

Ao final, Marcus Erkonwald Rocha de Barros, Plínio Fazolo, Catharina Alves Lamas e Roberto Domingos de Oliveira, ex-servidores do Incaper residentes em Domingos Martins, foram homenageados pelo Instituto em reconhecimento aos serviços por eles prestados.


- Para acessar o resultado da 6ª Sessão Ordinária e o áudio dos dois eventos, clique aqui .

- Para acessar a galeria completa de fotos da 6ª Sessão Ordinária, clique aqui .

- Para acessar a galeria completa de fotos da Tribuna Livre (Incaper), clique aqui .


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226



Pauta com as matérias integrantes da 6ª Sessão Ordinária do ano

por AssCom última modificação 26/04/2016 08h59
A sessão será realizada nesta terça-feira (26), às 19 horas, no Plenário Paulo Lorenzoni.

A Câmara Municipal de Domingos Martins realizará nesta terça-feira (26), a partir das 19 horas, a 6ª Reunião Ordinária de 2016.

Em seguida, acontece a segunda Tribuna Livre do ano, com a participação de representantes do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Lúcio Erzog De Muner (Diretor-Técnico) e Vera Lúcia Martins Santos (Chefe do Escritório local).

Na oportunidade, serão apresentados os resultados das ações desenvolvidas pela entidade em 2015 por meio dos escritórios de Domingos Martins, Pedra Azul, Paraju e Regional Serrano, bem como a entrega de menção honrosa do Incaper aos servidores do instituto aposentados no município.

Para visualizar a pauta da referida sessão plenária ou fazer o download das matérias que a integram, clique aqui.


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226



Domingos Martins terá 1º Circuito Cicloturístico do estado

por AssCom última modificação 10/05/2016 11h12
Projeto de lei que tratou da matéria foi aprovado pelos vereadores por unanimidade, durante a reunião plenária do dia 12 de abril.

O parlamento martinense aprovou recentemente a criação do primeiro Circuito de Cicloturismo oficial do estado, intitulado ''Ciclo Cidade do Verde'', que será realizado exclusivamente em rotas e trajetos dentro dos distritos do município, a serem definidos posteriormente de acordo com estudos técnicos de viabilidade.

A proposição que o instituiu (PL 5/2016), de autoria do vereador Emerson Monhol (PT), foi aprovada por unanimidade durante a 5ª sessão ordinária do ano, realizada no dia 12 de abril, e encaminhada posteriormente ao Executivo municipal, que a sancionou dias depois (Lei Municipal nº 2.736/2016).

De acordo com Monhol, a instituição de um Circuito de Cicloturismo em Domingos Martins trará inúmeros benefícios, como a diversificação e o incremento da economia regional e do turismo de baixa temporada, com a consequente geração de empregos, o fortalecimento dos vínculos comunitários e a valorização da herança cultural material e imaterial.

O parlamentar destaca ainda como pontos positivos a recuperação de áreas degradadas e a implementação de um processo de conscientização junto aos participantes do evento e comunidades acerca da importância da preservação da biodiversidade.

"O município se tornará muito em breve referencial de excelência para os praticantes desta modalidade de ciclismo", completou.


Assessoria de Comunicação - CMDM-ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226

 


Gestão da CMDM: divulgado Relatório SCI do mês de março

por AssCom última modificação 04/05/2016 14h18
Documento é desenvolvido mensalmente pela Secretaria de Controle Interno da Câmara.

Divulgado no início deste mês pela Secretaria de Controle Interno da Câmara de Domingos Martins, o Relatório SCI de março de 2016 traz em seu conteúdo a análise das principais ações desenvolvidas pela atual gestão do Legislativo martinense durante o referido período, levando-se em conta aspectos de natureza orçamentária, financeira, operacional, patrimonial e fiscal.

O documento, que é desenvolvido mensalmente pela Controladoria Interna da CMDM, tem contribuído com o controle externo sobre a governança da Casa, estando disponível para consulta no portal da instituição na internet, juntamente com as edições já divulgadas.

Para visualizar ou fazer o download do Relatório SCI - Março/2016, clique aqui.

Para visualizar ou fazer o download dos relatórios anteriores, clique aqui.



Assessoria de Comunicação - CMDM-ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226



Resultado, áudio e fotos da 5ª Sessão Ordinária de 2016

por AssCom última modificação 28/04/2016 12h49
A sessão foi realizada na noite do dia 12 de abril, no Plenário Paulo Lorenzoni.

A Câmara de Domingos Martins promoveu na noite da última terça (12) a realização da 5ª reunião ordinária do ano, contando com a presença de 12 parlamentares em plenário. O vereador Chico Braga (PSB) teve sua ausência justificada.

A sessão foi aberta com a entrega do diploma de Menção Honrosa do Legislativo martinense ao empresário João Armando Caxeiro, proprietário da empresa Agrofruta, pela reportagem veiculada no dia 14 de fevereiro deste ano no programa "Jornal do Campo" da Rede Gazeta de Comunicação, afiliada da Rede Globo no Estado.

A matéria mostrou a evolução do empreendimento localizado em São Bento do Aracê, interior do município, que atualmente processa mais de 300 toneladas de alimentos em conserva, bem como os impactos positivos causados na comercialização dos produtos agrícolas cultivados na região.

O diploma foi entregue ao homenageado na oportunidade pelos vereadores Ivan Luiz Paganini (PMDB), autor da iniciativa, Rogério Luiz Kröhling (PSB), presidente da Casa, e Gil Canal (PSDB).

 

- Para acessar o resultado e o áudio da sessão, clique aqui .

- Para acessar a galeria completa de fotos da sessão, clique aqui .


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226



Pauta com as matérias integrantes da 5ª Sessão Ordinária do ano

por AssCom última modificação 11/04/2016 14h39
A sessão será realizada no dia 12 de abril, a partir da 18 horas, no Plenário Paulo Lorenzoni.

A Câmara Municipal de Domingos Martins realizará nesta terça-feira (12), a partir das 18 horas, a 5ª Reunião Ordinária de 2016.

Para visualizar ou baixar as matérias integrantes da pauta da referida sessão plenária, clique aqui.


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226


Município dispõe de programa escolar de prevenção ao câncer de pele

por AssCom última modificação 08/04/2016 09h31
Atividades relacionadas ao tema devem ser desenvolvidas nas instituições de ensino localizadas em Domingos Martins durante o mês de abril, conforme determina lei municipal.

Na sessão ordinária do último dia 29 de março, o vereador Ivan Luiz Paganini (PMDB), autor da lei que instituiu há dois anos no município o "Programa de Educação a Exposição Solar Infantil Preventiva ao Câncer de Pele" (Lei Municipal nº 2.570/2013), solicitou ao Executivo, por meio da Indicação nº 62/2016, o desenvolvimento de campanha sobre o conteúdo da referida norma legal nas escolas localizadas em Domingos Martins, que prevê a realização de ações educativas e palestras temáticas nos dias letivos do mês de abril, sob a coordenação e supervisão das Secretarias Municipais de Saúde e Educação.

No documento encaminhado ao prefeito Carlinhos Borboleta, Ivan salienta que a orientação ainda na infância e adolescência, baseada em informações sobre os perigos da exposição solar, torna-se uma valiosa ferramenta para a prevenção ao câncer de pele, diminuindo a possibilidade de sua manifestação na vida adulta.

O Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado em 8 de abril, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde com a finalidade de atrair a atenção da população, líderes mundiais e a sociedade para o aumento no índice de câncer no mundo, bem como sobre as ações de prevenção e combate à doença.

Para visualizar ou fazer o download da Lei nº 2.570/2013, clique aqui.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226

 

Confira as Indicações da sessão passada encaminhadas ao Executivo

por AssCom última modificação 07/04/2016 13h00
Vereadores reivindicam, por meio das referidas proposições*, aplicação de lei e melhorias para o município.

 

- IND 26/2016 - Indicação
Protocolo: 44/2016
Autor: Júlio Maria dos Santos

INDICA AO PREFEITO A POSSIBILIDADE DE REALIZAR A REPARAÇÃO DO CALÇAMENTO DA RUA GOESE, EM SOÍDO.

 

- IND 27/2016 - Indicação
Protocolo: 45/2016
Autor: Júlio Maria dos Santos

INDICA AO PREFEITO, A POSSIBILIDADE DE REALIZAR LIMPEZA EM TERRENOS ABANDONADOS NO MUNICÍPIO DE DOMINGOS MARTINS E INCLUIR A DESPESA NO IPTU - IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO - OU NOTIFICAR O PROPRIETÁRIO.

 

- IND 28/2016 - Indicação
Protocolo: 46/2016
Autor: Júlio Maria dos Santos

INDICA AO PREFEITO A DISPONIBILIZAÇÃO E ACESSIBILIDADE POR PARTE DO PRODUTOR RURAL DE UM TÉCNICO HABILITADO PARA EMITIR CERTIFICADO FITOSSANITÁRIO DE ORIGEM – CFO.

 

- IND 36/2016 - Indicação
Protocolo: 56/2016
Autor: Júlio Maria dos Santos

INDICA AO PREFEITO MUNICIPAL A POSSIBILIDADE DE REALIZAR LIMPEZA NO CEMITÉRIO DE MELGAÇO, SITUADO NA PROPRIEDADE DO SR. NELSON SCHAMBACH, E PROVIDENCIAR UM MURO PARA O MESMO.

 

- IND 44/2016 - Indicação
Protocolo: 67/2016
Autor: Rogério Luiz Kröhling

INDICA AO PREFEITO MUNICIPAL QUE INTERCEDA PERANTE O GOVERNO DO ESTADO A INSTALAÇÃO DE REDUTORES DE VELOCIDADE NA ESTRADA DO GALO, SENTIDO CASCATA, NAS PROXIMIDADES DA ESTRADA EDUARDO PEDRO PAGUNG.

 

- IND 47/2016 - Indicação
Protocolo: 72/2016
Autor: Gilmar Canal

INDICA AO PREFEITO LUIZ CARLOS PREZOTI ROCHA A POSSIBILIDADE DE DAR CONTINUIDADE DO CALÇAMENTO NA COMUNIDADE SÃO BENTO DO JUCU ATÉ A IGREJA MARANATA, DE APROXIMADAMENTE 50 METROS DE COMPRIMENTO POR 6 METROS DE LARGURA.

 

- IND 48/2016 - Indicação
Protocolo: 73/2016
Autor: Gilmar Canal

INDICA AO PREFEITO MUNICIPAL QUE ESTUDE A POSSIBILIDADE DE REALIZAR A MANUTENÇÃO DA RUA PROJETADA QUE DESMEMBRA NA RUA PRINCESA ISABEL, NA SEDE DO MUNICÍPIO DE DOMINGOS MARTINS.

 

- IND 49/2016 - Indicação
Protocolo: 74/2016
Autor: Gilmar Canal

INDICA AO PREFEITO MUNICIPAL A POSSIBILIDADE DE ATIVAR REFLETORES NA QUADRA DE ESPORTE DA VILA VERDE, NA SEDE DO MUNICÍPIO.

 

- IND 50/2016 - Indicação
Protocolo: 75/2016
Autor: Gilmar Canal

INDICA AO PREFEITO MUNICIPAL A POSSIBILIDADE DE INSTALAR UM BEBEDOURO NO CAMPO SOCIETY LOCALIZADO PRÓXIMO AO PRÉDIO DA ANTIGA LBA, NA SEDE DO MUNICÍPIO.

 

- IND 51/2016 - Indicação
Protocolo: 76/2016
Autor: Gilmar Canal

INDICA AO PREFEITO MUNICIPAL QUE INTERCEDA PERANTE AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PARA IMPLANTAÇÃO DE CAIXAS ELETRÔNICOS 24 HORAS NA SEDE DO MUNICÍPIO.

 

- IND 53/2016 - Indicação
Protocolo: 79/2016
Autores: Julio Maria Christ e
Francisco Sutil Braga

INDICA AO PREFEITO A POSSIBILIDADE DE REALIZAR A LIMPEZA NO CAMPO DE FUTEBOL NA LOCALIDADE DE MELGAÇO.

 

- IND 55/2016 - Indicação
Protocolo: 82/2016
Autor: Ivan Luiz Paganini

INDICA AO EXECUTIVO MUNICIPAL QUE FAÇA INTERVENÇÃO JUNTO À CONCESSIONÁRIA DE TELEFONIA QUE ATENDE A LOCALIDADE DE MELGACINHO, PARA QUE PROVIDENCIE REPAROS NOS POSTES E NOS FIOS TELEFÔNICOS, POIS OS MESMOS ENCONTRAM-SE CAÍDOS EM VÁRIOS PONTOS DA ESTRADA LOCALIZADA ACIMA DO POSTO SERRA VERDE, EM MELGACINHO.

 

- IND 56/2016 - Indicação
Protocolo: 83/2016
Autor: Ivan Luiz Paganini

INDICA AO EXECUTIVO MUNICIPAL QUE PROVIDENCIE SINALIZAÇÃO VERTICAL, NA TRAVESSA AUGUSTO SCHWAMBACH, PRÓXIMO À ESQUINA DA RUA ROBERTO CARLOS KAUTSKY, COM INDICAÇÃO CENTRO DA CIDADE E BR 262. DA MESMA FORMA, PROVIDENCIAR A MESMA SINALIZAÇÃO VERTICAL NA RUA DOM PEDRO II, PRÓXIMO A BSS NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS.

 

- IND 57/2016 - Indicação
Protocolo: 84/2016
Autor: Ivan Luiz Paganini

INDICA AO EXECUTIVO MUNICIPAL QUE DESENVOLVA PROJETO NO SENTIDO DE MANILHAR TODA A EXTENSÃO DO CÓRREGO, DIGA-SE - ESGOTO QUE CORRE A CÉU ABERTO -, QUE PASSA DENTRO DA PROPRIEDADE DA POUSADA DA MONTANHA (MAINARD), LOCALIZADO NO BAIRRO VILA DA PAZ, NA SEDE DO MUNICÍPIO.

 

- IND 59/2016 - Indicação
Protocolo: 90/2016
Autor: Divino de Souza Fernandes

INDICA AO PREFEITO QUE VIABILIZE A IMPLANTAÇÃO DE AULAS DE MÚSICA PARA A COMUNIDADE DE TIJUCO PRETO, DISTRITO DE PONTO ALTO, NO MUNICÍPIO DE DOMINGOS MARTINS.

 

- IND 60/2016 - Indicação
Protocolo: 91/2016
Autor: Divino de Souza Fernandes

INDICO AO PREFEITO QUE VIABILIZE A LIMPEZA E MANUTENÇÃO DA ESTRADA RURAL QUE LIGA PONTO ALTO A TIJUCO PRETO, DISTRITO DE PONTO ALTO, NO MUNICÍPIO DE DOMINGOS MARTINS.

 

- IND 61/2016 - Indicação
Protocolo: 92/2016
Autor: Divino de Souza Fernandes

INDICA AO PREFEITO QUE ESTUDE E ADOTE AS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS, PARA QUE SE FAÇAM OS REPAROS NA PONTE QUE LIGA TIJUCO PRETO A SÃO RAFAEL E CRISTO REI, ENTRE AS RESIDÊNCIAS DA SENHORA ALINDA KUHN TESCH E DO SR. EDIVALDO MARCELINO, NO DISTRITO DE ARACÊ, MUNICÍPIO DE DOMINGOS MARTINS.

 

- IND 62/2016 - Indicação
Protocolo: 93/2016
Autor: Ivan Luiz Paganini

INDICA AO EXECUTIVO MUNICIPAL QUE DESENVOLVA CAMPANHA, JUNTO AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO LOCALIZADOS NO MUNICÍPIO, SOBRE A LEI MUNICIPAL Nº 2.570/2013, QUE INSTITUI O “PROGRAMA DE EDUCAÇÃO A EXPOSIÇÃO SOLAR INFANTIL PREVENTIVA AO CÂNCER DE PELE”, A SER DESENVOLVIDA NOS DIAS LETIVOS DO MÊS DE ABRIL. POR CONSEGUINTE, SALIENTAMOS QUE A ORIENTAÇÃO, NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA, SOBRE A EXPOSIÇÃO SOLAR É UMA FERRAMENTA PARA A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PELE NA VIDA ADULTA.

 

* Indicações lidas durante a 4ª sessão ordinária do ano, realizada no último dia 29 de março.
Clique no título da Indicação para visualizar ou fazer o download do arquivo original e ainda acessar a tramitação do documento.

Para acessar a listagem completa de Indicações, clique aqui.


Assessoria de Comunicação - CMDM-ES
comunicacao@domingosmartins.es.leg.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226



4ª Sessão Ordinária de 2016: resultado, áudio e fotos

por AssCom última modificação 14/04/2016 14h30
A reunião foi realizada na noite do dia 29 de março, no Plenário Paulo Lorenzoni.

Com a presença de 13 vereadores em plenário e uma extensa pauta de trabalho, o Legislativo martinense realizou na noite da última terça (29) a 4ª reunião ordinária de 2016.

A referida sessão foi aberta com a solenidade de entrega da Menção Honrosa da Câmara de Domingos Martins em homenagem (in memorian) ao senhor Theodoro Kumm, pela reportagem especial de duas páginas publicada no jornal "A Tribuna" em dezembro do ano passado (edição do dia 13/12/2015), com detalhes e depoimentos sobre a experiência por ele vivida na Alemanha durante a segunda guerra mundial.

O diploma, recebido na oportunidade por Helen Lampier, neta do homenageado, foi entregue pelos vereadores Ivan Luiz Paganini (PMDB), autor da iniciativa, e Rogério Luiz Kröhling (PSB), presidente da Casa.

 

- Para acessar o resultado e o áudio da sessão, clique aqui .

- Para acessar a galeria completa de fotos da sessão, clique aqui .


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226



Pauta com as matérias integrantes da 4ª Sessão Ordinária do ano

por AssCom última modificação 29/03/2016 14h42
A sessão será realizada no dia 29 de março, a partir da 18 horas, no Plenário Paulo Lorenzoni.

A Câmara Municipal de Domingos Martins realizará nesta terça-feira (29), a partir das 18 horas, a 4ª Reunião Ordinária de 2016.

Para visualizar ou baixar as matérias integrantes da pauta da referida sessão plenária, clique aqui.


Assessoria de Comunicação - CMDM-ES
comunicacao@domingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226



Gestão da CMDM: confira o Relatório SCI do mês de fevereiro

por AssCom última modificação 08/04/2016 09h44
Documento é desenvolvido mensalmente pela Secretaria de Controle Interno da Câmara.

A Secretaria de Controle Interno da Câmara de Domingos Martins divulgou no início do mês de março relatório contendo a análise das principais ações desenvolvidas pela atual gestão da Casa durante o mês de fevereiro de 2016, compreendendo aspectos de natureza orçamentária, financeira, operacional, patrimonial e fiscal.

O documento, que é desenvolvido mensalmente pela SCI com o objetivo de contribuir com o controle externo sobre a governança do Legislativo martinense, está disponível para consulta no portal da instituição na internet.

Para visualizar ou fazer o download do Relatório SCI - Fevereiro/2016, clique aqui.

Para visualizar ou fazer o download dos relatórios anteriores, clique aqui.



Assessoria de Comunicação - CMDM-ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226



Lei estimula conscientização sobre uso sustentável da água

por AssCom última modificação 22/03/2016 11h06
Sancionada em 2013, a matéria instituiu semana de atividades sobre o tema na rede municipal de ensino.

Anualmente celebrado no dia 22 de março, o “Dia Mundial da Água” consolidou-se como data na agenda global direcionada à discussão de uma série de questões relacionadas ao consumo sustentável deste indispensável recurso natural aos seres vivos.

Para os órgãos públicos, uma valiosa oportunidade para promoção de ações coletivas de conscientização acerca do assunto, com a abordagem, por exemplo, de tópicos como fontes alternativas de captação de água e proteção dos mananciais.

Domingos Martins dispõe da Lei nº 2.569/2013, de autoria do vereador Ivan Luiz Paganini (PMDB), que instituiu em 2013 a “Semana de Conscientização ao Uso Sustentável da Água” nas escolas de ensino fundamental e médio localizadas no município, objetivando estimular a comunidade estudantil a utilizá-la de maneira equilibrada e responsável.

De acordo com Ivan, a participação da juventude neste processo é decisiva para uma mudança efetiva de atitude da sociedade em relação aos consumo dos recursos hídricos do planeta, visando garantir a sua preservação para as futuras gerações.

O "Dia Mundial da Água" foi recomendado pela ONU em 1992, durante a Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, realizada no Rio de Janeiro.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM-ES
comunicacao@domingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226


Resultado, áudio e fotos da 3ª Sessão Ordinária de 2016

por AssCom última modificação 31/03/2016 10h48
A sessão foi realizada na noite do dia 8 de março, no Plenário Paulo Lorenzoni.

Contando pela primeira vez no ano com a presença de todos os 13 vereadores em plenário, a 3ª sessão ordinária de 2016 foi realizada na noite da última terça-feira (8).

A reunião foi aberta com a entrega da Menção Honrosa do Legislativo martinense ao jovem Júlio Cesar Wernersbach, que conquistou em setembro do ano passado no Rio de Janeiro a medalha de ouro na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP/2015.

O estudante participou do evento, que é promovido pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Inpa), representando a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Teófilo Paulino.

O diploma foi entregue pelos vereadores Ivan Luiz Paganini (PMDB), autor da homenagem, e Rogério Luiz Kröhling (PSB), presidente da Casa.

Ex-estagiário da CMDM, Júlio tem 17 anos e é filho da Professora Lucimar Trarbach Wernersbach e do Comerciante Alcemir Wernersbach (Bilu).

Após a sessão, o senhor Jandir Gratieri, Diretor Presidente da APISBES - Associação de Produtores de Inhame de São Bento do Espírito Santo, fez uso da Tribuna Livre, apresentando na oportunidade o projeto desenvolvido pela entidade em alguns municípios do Estado.

 

- Para acessar o resultado e os áudios da sessão e da Tribuna Livre, clique aqui .

- Para acessar a galeria completa de fotos da sessão, clique aqui .

- Para acessar a galeria completa de fotos da Tribuna Livre, clique aqui .


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226



Servidoras da Câmara são homenageadas no Dia da Mulher

por AssCom última modificação 28/03/2016 14h54
Presidência e Secretaria Geral da Casa promoveram a confraternização alusiva à data, realizada na tarde do último dia 8 de março.

A Câmara de Domingos Martins celebrou na última terça-feira (8) o Dia Internacional da Mulher, promovendo um café da tarde em homenagem à maioria feminina que compõe o seu quadro funcional, incluindo servidoras e estagiárias.

Sandra Nietzke Christ (PSC), única mulher no parlamento municipal, e o vereador Nelson Luis Mayer (PMDB) também prestigiaram o evento, promovido por meio de iniciativa do presidente Rogério Kröhling (PSB) e da Secretária Geral Administrativa Elma da Penha Hortolani.

Rogério e Elma agradeceram a dedicação e responsabilidade com que todas têm desempenhado suas funções em prol da instituição, qualificando positivamente os serviços que são disponibilizados ao cidadão martinense pelo poder legislativo.

Ao final da confraternização, as homenageadas, incluindo a vereadora Sandra e a própria Secretária, receberam da presidência flores simbólicas em alusão à data e participaram de um divertido sorteio de brindes.


Para visualizar a galeria completa de fotos da homenagem, clique aqui.


Assessoria de Comunicação - CMDM-ES
comunicacao@domingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226


Legislativo corta gastos e economiza R$ 453 mil em 2015

por AssCom última modificação 23/03/2016 10h46
Aumento do saldo em relação ao final do ano anterior, último da gestão passada, foi de 195,22%.

A Câmara de Domingos Martins encerrou o ano de 2015 com um saldo positivo de R$ 453.433,70 em sua conta bancária, representando um crescimento de 195,22% se comparado com o valor registrado ao final do exercício anterior, que foi de R$ 153.592,74.

Números resultantes do processo de otimização da gestão interna promovida por seu atual presidente, vereador Rogério Luiz Kröhling (PSB), que determinou em agosto do ano passado a redução de uma série de despesas, como diárias, combustível, uso de telefone celular e contratação de serviços terceirizados. Os dados foram divulgados no início do mês pela Secretária Contábil Beatriz Meyer Miertschink.

A iniciativa tem como objetivo principal viabilizar financeiramente o início da construção da sede própria do legislativo municipal antes do final da atual legislatura, que se encerra em 31 de dezembro. A documentação contendo o anteprojeto da obra já foi encaminhada pela Câmara ao Executivo, a quem caberá dar continuidade aos procedimentos para contratação e execução da edificação.

Entretanto, a economia também permitiu que o parlamento fizesse em novembro último um repasse de R$ 60 mil (sessenta mil reais) para a prefeitura (Lei Municipal nº 2.718/2015), que destinou a referida quantia para o custeio de despesas com o Brilho de Natal e Reveillon de 2015, por meio de Convênio de Cooperação Financeira firmado com a Associação Cultural e Recreativa Campinho (Lei Municipal nº 2.719/2015).

Para Rogério, a redução de gastos só está sendo possível devido à seriedade e o comprometimento de todos os servidores e estagiários da Casa, além da colaboração dos integrantes da Mesa Diretora e demais vereadores.

Redução de algumas despesas da Câmara de Domingos Martins - 2014/2015:

      DESPESAS                   2014                    2015                %       
Serviços de Terceiros R$ 11.862,00 R$ 0,00   -100,00%
Telefone Celular R$ 4.642,90 R$ 640,00
-86,21%
Combustível   R$ 13.132,11 
R$ 2.791,02  
-78,75%
Rescisões R$ 91.455,56
   R$ 30.176,77
  -67,00%
Diárias R$ 13.460,00
R$ 6.430,00  
  -52,23%
Despesa com Pessoal R$ 2.225.610,65 R$ 2.079.466,58
-6,57%
SALDO 2014 2015 %
Em 31/12
R$ 153.592,74
R$ 453.433,70 +195,22%

Fonte: Secretaria Contábil da CMDM/ES.


Assessoria de Comunicação - CMDM-ES
comunicacao@domingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268 -1123 - Ramal 226


Pauta com as matérias integrantes da 3ª Sessão Ordinária do ano

por AssCom última modificação 10/03/2016 13h26
A sessão será realizada no dia 8 de março, a partir da 18 horas, no Plenário Paulo Lorenzoni.

A Câmara Municipal de Domingos Martins realizará nesta terça-feira (8), a partir das 18 horas, a 3ª Reunião Ordinária de 2016.

Para visualizar ou fazer o download das matérias integrantes da pauta da referida sessão plenária, clique aqui.


Assessoria de Comunicação - CMDM-ES
comunicacao@domingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3223-4476 - Ramal 226



Anteprojeto da sede da Câmara é apresentado ao Executivo

por AssCom última modificação 14/03/2016 14h17
Austeridade adotada pela atual gestão do Legislativo martinense permitiu a economia de recursos financeiros necessários para a contratação da obra.

Dando continuidade aos procedimentos administrativos que irão viabilizar a construção da sede própria da Câmara de Domingos Martins, iniciados no ano passado por seu quadro técnico de servidores, representantes do legislativo municipal estiveram reunidos na manhã do ultimo dia 23 de fevereiro com o prefeito Luiz Carlos Prezoti Rocha e equipe.

Durante o encontro, realizado na sede da prefeitura, foi apresentado o anteprojeto da edificação, contendo o programa de necessidades das instalações físicas da futura e definitiva casa do parlamento martinense.

Presentes, além de Carlinhos Borboleta, os vereadores Rogério Luiz Kröhling (PSB), presidente da CMDM, e Nelson Luis Mayer (PMDB), os secretários municipais Gilvan Degen e Sylvia Rangel de Jesus, responsáveis pelas pastas da Fazenda e de Obras e Serviços Urbanos, respectivamente, a arquiteta da prefeitura, Fernanda Travaglia Magnago, Elma da Penha Hortolani, Secretária Geral Administrativa, Legislativa e de Cerimonial, e o Advogado Legislativo, Doutor Emerson Endlich Araripe Melo.

Após as boas vindas do chefe do Executivo municipal, o vereador Rogério Kröhling agradeceu o interesse do prefeito pela realização da obra, manifestado desde o início de sua tramitação na Câmara, especificamente por meio da sanção da Lei Municipal nº 2.705/2015, que autorizou a permuta do antigo lote de propriedade da Casa por um terreno de área maior, onde será construído o novo edifício.

A importância da iniciativa para o município, devido à economia que ela irá proporcionar aos cofres públicos, foi também destacada por Rogério, bem como a disponibilidade de recursos financeiros próprios para a finalidade, resultante de um processo de economia interna implementado desde o início da atual gestão da CMDM, que encerrou o primeiro de administração tendo em caixa um saldo positivo de R$ 453.433,70.

As arquitetas Sylvia Rangel e Fernanda Travaglia, em uma análise inicial das plantas arquitetônicas, identificaram a necessidade de alguns ajustes em relação à especificações técnicas da construção.

Questões legais relacionadas ao Plano Diretor Municipal e aos trâmites licitatórios, contábeis e administrativos inerentes à obra também foram abordadas no encontro, sendo devidamente esclarecidas na oportunidade pelos representantes dos dois poderes presentes.

Cópia do Processo Administrativo nº 2/2015, referente ao anteprojeto, juntamente com a Ata da reunião, foram encaminhados no dia seguinte (24) para a prefeitura, a quem agora caberá iniciar a nova etapa dos procedimentos necessários à contratação e execução do projeto final do prédio.

A Câmara de Domingos Martins tem uma despesa mensal de R$ 8.599,17* com o aluguel do espaço onde encontra-se atualmente instalada.

* Valor líquido, já reajustado para 2016.

 

Para acessar a galeria completa de fotos da reunião, clique aqui .


Assessoria de Comunicação - CMDM-ES
comunicacao@domingosmartins.es.leg.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226


2ª Sessão Ordinária de 2016: confira resultado, áudio e fotos

por AssCom última modificação 14/03/2016 08h14
A sessão foi realizada na noite do dia 23 de fevereiro, no Plenário Paulo Lorenzoni.

O Legislativo martinense realizou na noite da última terça-feira, 23 de fevereiro, a 2ª Sessão Ordinária de 2016, contando com a presença em de 11 parlamentares em plenário.

Os vereadores Júlio Maria dos Santos (PSB), ainda afastado do cargo por decisão judicial, e Leandro Agustinho Thomes (PV), que justificou sua ausência, não participaram da reunião plenária.


Para acessar o resultado e o áudio da sessão, clique aqui .

Para acessar a galeria completa de fotos da sessão, clique aqui .


Assessoria de Comunicação - CMDM-ES
comunicacao@domingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226

 

Pauta com as matérias integrantes da 2ª Sessão Ordinária de 2016

por AssCom última modificação 23/02/2016 09h14
A sessão será realizada no dia 23 de fevereiro, às 19 horas, no Plenário Paulo Lorenzoni.

A Câmara Municipal de Domingos Martins realizará nesta terça-feira (23), a partir das 19 horas, a 2ª Reunião Ordinária de 2016.

Para visualizar ou fazer o download das matérias integrantes da pauta da referida sessão plenária, clique aqui .


Assessoria de Comunicação - CMDM-ES
comunicacao@domingosmartins.es.leg.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226



Gestão da CMDM: divulgado primeiro Relatório/SCI do ano

por AssCom última modificação 19/02/2016 09h33
Documento é desenvolvido mensalmente pela Secretaria de Controle Interno do Legislativo martinense.

Foi divulgado no início deste mês o primeiro Relatório/SCI do ano, contendo a análise das principais ações de gestão desenvolvidas pela CMDM em janeiro de 2016, compreendendo aspectos de natureza orçamentária, financeira, operacional, patrimonial e fiscal.

O documento vem sendo desenvolvido mensalmente desde o ano passado pela pela Secretaria de Controle Interno da Câmara de Domingos Martins, contribuindo para o controle externo sobre a governança do Legislativo martinense.

A atual edição, bem como as anteriores, encontram-se disponibilizadas para consulta no portal da instituição na internet.

Para visualizar ou baixar o Relatório SCI/CMDM do mês de Janeiro/2016, clique aqui.

Para visualizar ou baixar os relatórios anteriores, clique aqui.



Assessoria de Comunicação - CMDM-ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226

 

Câmara mantém horário especial de funcionamento

por AssCom última modificação 08/04/2016 09h46
Mudança foi determinada pela presidência da Casa como medida de economia.

Desde o dia 15 de dezembro de 2015, o expediente de trabalho dos servidores da Câmara de Domingos Martins vem sendo realizado em novo horário: de 8h às 11h30min e das 12h30min às 15h, de segunda-feira a sexta-feira.

A referida mudança foi determinada pelo presidente Rogério Kröhling (PSB), por meio da Portaria nº 244, de 14 de dezembro de 2015 (Publicada no DOM de 15/12/2015), com o objetivo de adequar o Legislativo martinense ao atual contexto econômico nacional.

Diante da redução significativa dos custos mensais da CMDM resultantes da medida, a presidência da Casa decidiu manter o horário especial de funcionamento por tempo indeterminado.


Assessoria de Comunicação - CMDM-ES
comunicacao@domingosmartins.es.leg.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226



Resultado, áudio e fotos da 1ª Sessão Ordinária de 2016

por AssCom última modificação 24/02/2016 14h52
Primeira reunião plenária do ano foi realizada na noite da última terça-feira (16), após solenidade de instalação dos trabalhos legislativos de 2016.

Instalado por meio de sessão solene realizada no Plenário Paulo Lorenzoni, o ano legislativo da Câmara de Domingos Martins foi iniciado na noite do dia 16 de fevereiro, contando a presença de 11 parlamentares.

O prefeito municipal Luiz Carlos Prezoti Rocha e o vice-prefeito Manoel de Oliveira Barcelos Junior participaram da solenidade, realizando pronunciamentos oficiais.

Os hinos do Brasil e do município foram interpretados na oportunidade pela cantora Jurema Claudio do Nascimento, acompanhada pelo tecladista Johnny Kleiton Tomaz, abrilhantando o evento cívico.  

Em seguida, aconteceu a 1ª sessão ordinária de 2016, com a discussão e deliberação das matérias integrantes da pauta do dia.

Os vereadores Júlio Maria dos Santos (PSB), ainda afastado do cargo por decisão judicial, e Darcy Raasch (PR), que justificou sua ausência, não participaram das duas reuniões plenárias.

 

Para acessar o áudio da sessão solene, clique aqui .

Para acessar o resultado e o áudio da 1ª sessão ordinária de 2016, clique aqui .

Para acessar a galeria completa de fotos da sessão solene, clique aqui .

Para acessar a galeria completa de fotos da 1ª sessão ordinária de 2016, clique aqui .


Assessoria de Comunicação - CMDM-ES
comunicacao@domingosmartins.es.leg.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226



Recesso parlamentar chega ao fim: confira pauta da 1ª sessão de 2016

por AssCom última modificação 19/02/2016 13h40
Legislativo martinense retoma atividades em plenário nesta terça-feira (16).

Os vereadores de Domingos Martins voltam aos trabalhos no plenário Paulo Lorenzoni na noite desta terça-feira (16), após dois meses de recesso parlamentar.

A partir das 19 horas, será realizada a sessão solene de instalação dos trabalhos legislativos de 2016, seguida da 1ª reunião ordinária do ano.

Os músicos Johnny Kleiton Tomaz e Jurema Claudio do Nascimento da Silva irão participar da solenidade inicial, interpretando os hinos do Brasil e do município.

Para acessar a pauta completa da 1ª sessão ordinária de 2016, clique aqui.


Assessoria de Comunicação - CMDM-ES
comunicacao@domingosmartins.es.leg.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226



Gestão da CMDM: divulgado Relatório/SCI do mês de dezembro

por AssCom última modificação 26/01/2016 13h41
Documento é desenvolvido mensalmente pela Secretaria de Controle Interno da Casa.

A Secretaria de Controle Interno da Câmara de Domingos Martins divulgou no início desta semana o último relatório de 2015, contendo a análise das principais ações desenvolvidas no mês de dezembro por sua atual gestão, compreendendo aspectos de natureza orçamentária, financeira, operacional, patrimonial e fiscal.

Desenvolvido mensalmente pela SCI, o documento fica disponível para consulta no portal da instituição na internet, contribuindo para o controle externo sobre a governança do Legislativo martinense.

Para visualizar ou baixar o Relatório SCI/CMDM do mês de Dezembro/2015, clique aqui.

Para visualizar ou baixar os relatórios anteriores, clique aqui.



Assessoria de Comunicação - CMDM-ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226


Ações do documento